Samuel Nunes
Repórter
Como acontece todos os anos, neste dia de 02 de novembro, feriado de finados, os dois cemitérios oficiais de Montes Claros - Bonfim e Jardim da Esperança - deverão receber cerca de dez mil visitantes. Algumas funerárias comemoram o aumento de até 30% na vendas de coroas de flores.
De acordo com Rosilene Queiroz, gerente da funerária Bom Pastor, o valor das coroas, em média R$ 70, agrada aos clientes, que de bom grado homenageiam os mortos nos dois cemitérios da cidade. Junior Agamenon, funcionário da funerária Santa Clara, diz que 02 de novembro é um dia normal em termos de atendimento. Para ele, os clientes neste dia procuram com mais frequência as floriculturas para adquirir produtos para homenagear os mortos. Os cemitérios de Montes Claros vão ficar abertos das 7h às 19h, mas o horário pode ser estendido até às 20h.
Na manhã de ontem,1º, em contato com Wesley Andrade, gerente do cemitério, a reportagem de O NORTE foi informada de que somente o secretário de Serviços Urbanos, João Ferro, está autorizado a falar à imprensa a respeito da programação do feriado. No entanto, ele não foi encontrado para falar.
Outros segmentos também se prepararam para o feriado. A arquidiocese de Montes Claros, por exemplo, já definiu os horários das missas que serão celebradas durante o dia. A programação religiosa segue até às 16h30, quando o arcebispo metropolitano dom José Alberto Moura presidirá missa no cemitério Jardim da Esperança.
Coordenador da programação de Finados 2010 no setor centro, cônego Osvaldo Gonçalves Vieira, pároco de Nossa Senhora Rosa Mística, informa que as missas acontecerão de forma simultânea em ambos os cemitérios. Às 7h, padre Kennedy dos Santos Silva no Bonfim e os cônegos João Batista Lopes e Osvaldo Vieira no Jardim da Esperança. Às 9h, padre Reginaldo Cordeiro de Lima no Bonfim e padre Valdomiro Soares Machado no Jardim da Esperança. Às 11h, padre Édson José dos Santos no Bonfim e padre Romeu Drago no Jardim da Esperança. Às 13h, padre Antônio Alvimar preside missa no cemitério do Bonfim. O nome do sacerdote encarregado do Jardim da Esperança ainda será confirmado. Existe ainda a possibilidade de mais uma missa, às 15h.