
A 30ª Feira Nacional de Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), de 11 a 14 de setembro, já mobiliza Montes Claros com 60% dos espaços vendidos ou reservados. A feira, que reunirá 250 estandes de marcas e indústrias renomadas, visa promover negócios e impulsionar a economia local. Em cada edição, segundo os organizadores, o evento movimentou cerca de R$ 100 milhões.
Com o intuito de expandir sua produção de café em Montes Claros e arredores, o empresário Geraldo Evangelista, do município de São Francisco, conta com o evento para impulsionar seu comércio. “Ouvi falar muito bem da feira, mas nunca participei. Nosso produto tem qualidade e o diferencial é a produção de acordo com o giro, o que traz um produto sempre fresquinho. Precisamos mostrar isso”, disse o comerciante, completando — “a meta é mostrar o nosso produto e vender também. Os valores dos espaços estão razoáveis e com boas condições de pagamento”.
“Entendemos que a Fenics está no seu melhor momento, madura, pronta para atender ao seu objetivo e vocação, que é promover negócios e movimentar a economia no setor produtivo”, destacou Gislayne Lopes, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI-MOC), entidade realizadora da feira. Ela considera que manter os olhos voltados às mudanças é essencial no associativismo. “Os hábitos de consumo mudaram, a produção se globalizou e a Fenics não poderia deixar de acompanhar a evolução. Em 2025, temos um novo layout, acessibilidade no parque de exposições e muitos atrativos. Contemplamos os milhares de visitantes e multiplicamos negócios”, reiterou.
Segundo Adauto Marques, presidente da FIEMG Regional Norte, co-realizadora da Fenics, muitas empresas chegaram a Montes Claros por meio da feira, sendo a grande vitrine do Norte de Minas. “Ela contribui diretamente para que a cidade tenha o 12º maior PIB de Minas Gerais, em constante crescimento”, declarou.