Feliz Idade: mais condicionamento
e resistência no programa
implementado pela Soebras/Funorte
e dirigido pelo curso de Educação Física
Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Encontro, integração social e avaliação registraram o primeiro dia do tratamento fisioterápico dos integrantes do Feliz Idade, realizado sexta-feira, 21. No campus Amazonas, os idosos foram recebidos pelo programa Viver bem, coordenado pela professora Luciane Vieira Ramos Rosário, que integra a equipe do curso de Fisioterapia da Funorte.
Os idosos são beneficiados com atividades físicas, recreativas
e palestras, além do acompanhamento constante (foto: Ascom/Soebras)
O coordenador do Feliz Idade, professor Andrey Souza, satisfeito com a nova parceria, encaminhou 15 assistidos às clínicas de fisioterapia da Soebras, onde receberam uma avaliação e, posteriormente, iniciaram o tratamento.
- Com essa avaliação, diagnosticamos a necessidade de cada assistido – explica a professora Luciane.
Mediante o resultado, subgrupos foram formados, direcionando os idosos de acordo com a finalidade do tratamento.
Durante a manhã, entre 07 e 09 horas, foram avaliados o risco cardíaco, a coordenação motora, o índice de depressão, entre outras anomalias, como também problemas posturais de cada indivíduo.
- No contexto geral, a parceria vem para intensificar a qualidade de vida e, com a fisioterapia, mais outras áreas do corpo serão trabalhadas. Isso resulta em uma atividade multidisciplinar, onde cada grupo é auxiliado - enfatiza o coordenador do Feliz Idade, que está há 2 anos dirigindo o programa.
Atividades na piscina através da hidroterapia, caminhadas, tratamento postural integram a grade de exercícios já oferecidos no Viver bem.
(foto: divulgação)
- A parceria com o Feliz Idade é bem-vinda, pois mais participantes nos fazem promover mais ações, o que engrandece o aprendizado de nosso acadêmico e intensifica o resultado do nosso assistido - fala a fisioterapeuta.
Nos últimos 20 anos, a população idosa no Brasil cresceu mais de 200%. Esse crescimento é decorrente da melhoria das condições de saneamento, alimentação, educação e assistência à saúde, que refletem o desenvolvimento sócio-econômico das últimas quatro décadas.
ATIVO NA MELHOR IDADE
Corpo são, mente sã...O Feliz Idade, instituído pelo curso de Educação Física da Soebras/Funorte, não se restringe somente às atividades físicas, mas também à emocional. Objetiva, entretanto, interagir os idosos para que haja intensos resultados no aspecto físico, contribuindo assim, para a longevidade. E isso já é comprovado com o atendimento odontológico, presenteado pelo programa.
- Eles estão mais sorridentes, afinal, o tratamento lida com a auto-estima dos beneficiados, impondo mais sorriso no rosto - diz a assistente social Silvana Patrícia.
Tendo em vista que envelhecer é um processo que atinge o corpo todo, o Feliz Idade quer ir além, na intenção de despertar integralmente seus assistidos. Cada órgão, independentemente, reduz aos poucos sua função e o corpo se torna senil. Todavia, a boa nutrição, a atividade física e o entretenimento têm sido os carros chefes para se adquirir maior longevidade e um envelhecimento saudável.