Samuel Nunes
Repórter
A Orgamontes - Organização das associações de Montes Claros realizou eleição para nova diretoria da associação dos feirantes e comerciantes do mercado municipal. Segundo Virgílio de Barros Filho, presidente da entidade, foi eleito José Alves dos Santos, que promete lutar pelo desenvolvimento e valorização do mercado municipal que no entendimento dele deve ser mais valorizado.
José Alves afirma que o seu maior desafio frente à entidade é proporcionar mais segurança no local, além da melhoria na estrutura física do prédio, que necessita urgentemente de reforma.
- É grande o número de mendigos e menores infratores no entorno do mercado municipal. A bem da verdade, a mendicância tem tomado conta e criado um clima de intranquilidade no local. Pelo momento vivenciado pelos mais de 1.200 feirantes e comerciantes, digo que é inviável administrar o mercado, mas, não podemos desanimar, uma vez que o local é ponto turístico do município e não se deve medir esforços para torná-lo um local agradável - diz.
O presidente eleito citou outros problemas considerados desafiadores, como, por exemplo, o esgoto a céu aberto na parte interna e externa, algo vergonhoso diante do grande número de turistas de todas as partes do país que visitam o local. Além disto, segundo ele, depois das 18h, o lotação não entra no mercado por causa da falta de segurança no local.
José Alves dos Santos afirma ainda que as cinco caçambas presentes aos arredores do mercado, ficam até cinco dias sem ser recolhido o lixo causando um mau cheiro quase que insuportável. Salienta ainda que foi promessa de campanha do prefeito a reforma do mercado municipal mas, para o projeto ainda não saiu do papel.
- O nosso trabalho será pautado pela ética e transparência. Devemos valorizar um dos símbolos da cultura local, que é o mercado municipal, e transformá-lo em cartão postal de Montes Claros e região - conclui.