Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Pessoas simples, gente fina e requintada, do pedreiro ao médico, da dona de casa ao político. Dos profissionais liberais e empresários ao servente de pedreiro. São essas algumas das características das pessoas que freqüentam a feirinha do Major Prates, a mais tradicional feira livre de Montes Claros, que funciona há 22 anos na região.
Segundo Loranildo Araújo, popularmente conhecido como Nego, foi criada no decorrer do ano, a Associação da Feira Livre do grande Major Prates para organizar e proporcionar um bom andamento da feira, que acontece aos domingos das 5h da manhã às 14h.
Cerca de 2000 pessoas passam, todos os domingos, pela
tradicional feira livre do grande Major Prates
(foto: WILSON MEDEIROS)
De acordo com ele o ano de 2007 está sendo extremamente positivo para todos os feirantes, haja vista, que o número de bancas passou de 38 para 142 e com previsão que, a partir do mês de janeiro, este número aumente para 150 bancas, o que demonstra o fortalecimento e, sobretudo, crescimento do principal ponto turístico do Major Prates. - É isso mesmo, devido o grande número de pessoas que saem de todas as partes da cidade em direção a feira, podemos classificar que aqui é um ponto turístico, onde as pessoas colocam o papo em dia e fazem novas amizades. Para uns é uma oportunidade de crescer e ampliar o leque de amizade, para outras a chance de aumentar o orçamento familiar por meio dos produtos vendidos aos domingos – relata Loranildo.
NEGÓCIOS
Loranildo, afirma que pelo volume de negócios feitos aos domingos, a feira livre é o principal e mais importante ponto de comércio do grande Major Prates, sendo referência na compra dos mais diversos produtos, hortifrutigranjeiros e artesanato.
Em torno de 1500 a 2000 mil pessoas freqüentam a feira aos domingos. O levantamento foi feito pela associação.
- Considero a feira o símbolo maior do nosso bairro. Para que o volume de negócios cresça ainda mais, o apoio da comunidade é fundamental, pois, muitas famílias tiram o sustento, exclusivamente desta feira – ressalta Loranildo.
