Trabalhadores em postos de combustível comemoram o maior reajuste conquistado pela categoria, 8% de aumento e R$ 300,00 de PLR- participação nos lucros e resultados. A informação é do diretor regional da federação nacional dos Frentistas, Hozano Felix da Silva. – Podemos afirmar que esta é uma grande conquista, já que nenhuma outra categoria conseguiu percentual semelhante, mesmo realizando manifestações como, por exemplo, o tradicional movimento grevista.
O sindicalista explica que os frentistas que trabalham há mais de um ano em um posto de gasolina têm direito integral a participação nos lucros e resultados, porém, os que têm menos tempo de serviço, têm direitos proporcionais. Comemora ainda uma outra conquista. Uma lei federal que determina a proibição da colocação de bombas self-service nos postos de gasolina.
- É uma conquista importante para a categoria, tendo em vista, que se não existisse esta lei, inúmeros frentistas seriam demitidos.
SINDICATO
Segundo dados do sindicato, em Montes Claros existem aproximadamente 1.500 frentistas, sendo que em toda a região o número é de 2.500 trabalhadores. Revela que um dos objetivos é a criação de um sindicato local que defenda a categoria. Ele conta que a jornada de trabalho para os funcionários em postos de combustíveis é de 44 horas semanais, sendo 7 horas e 20 minutos por dia.
- Como diretor da Federação na região, posso afirmar que o objetivo desta entidade é lutar incansavelmente para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e recebam os benefícios determinados pela convenção coletiva, e que, acima de tudo, sejam respeitados.
O dirigente sindical ressalta que futuramente, a expectativa é que a federação consiga cesta básica para a categoria o que considera como importante para o trabalhador. Cita ainda outras conquistas da federação em favor dos frentistas como, estabilidade da aposentadoria, sendo proibida a dispensa do empregado que estiver há 12 meses ou menos de adquirir sua aposentadoria, desde que esteja na empresa a pelo menos 10 anos.
Multa de 10% em caso de atraso no pagamento em favor do empregado, obrigatoriedade dos postos de gasolina antecipar a entrega do vale-transporte desde a comprovação da necessidade de utilização.
(38) 3213-9800 é o telefone da sub-sede, da federação nacional dos Frentistas, em Montes Claros. (SN)
