Samuel Nunes
Repórter
Hozano Felix: na pauta encaminhada à mesa de trabalho está a unificação de um piso salarial para a categoria
Lideranças dos frentistas de todo o país estiveram reunidos, em Brasília (DF), no último dia 19 de junho, oportunidade em que discutiram assuntos pertinentes a melhores condições de trabalho para esta categoria. Depois de vários debates foi dado encaminhamento à Federação Nacional dos Postos de combustíveis e derivados de petróleo-Fenepospretro, onde uma pauta de reivindicações, incluindo reajuste salarial, foi aprovada.
A audiência foi presidida pelo senador Paulo Paim em conjunto com a Fenepospetro, Ministério da Fazenda, Sindicato do Comércio varejista do estado de São Paulo, Sindicato Nacional das distribuidoras de combustível, que representou as multinacionais.
Hozano Felix diretor da Fenepospetro para o norte de minas, vale do aço e triângulo mineiro se disse satisfeito com os resultados obtidos em prol da categoria. Segundo o líder sindical, na pauta encaminhada à mesa de trabalho, está a unificação de piso salarial para a categoria, regulamentação de um código nacional dos frentistas com uma norma que satisfaça os interesses da categoria e ainda, mais segurança para os frentistas.
De acordo com o diretor, outro ponto debatido intensamente, foi o combate à venda de gasolina adulterada, a partir da inclusão de bezeno. O produto prejudica em demasia a saúde do trabalhador.
- O tema foi debatido exaustivamente, juntamente com o tema que trata da guerra contra a formação de cartel. Isso acontece em muitas cidades do Brasil, pois o comércio varejista de gasolina está muito desorganizado. É válido salientar que foi aprovado, por meio de encaminhamento, plano de saúde para a categoria, relata.
A categoria também tem cobrado do governo federal a edição de uma lei que regulamente o setor, mas diretrizes, no sentido de se realizar trabalho em conjunto com o consumidor, já foram aprovadas.
Para quem precisa de ajuda na defesa dos seus direitos, o departamento jurídico da categoria está sempre de portas abertas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (38) 3084-6263