Falta de estrutura causa revolta em moradores do Planalto

Jornal O Norte
Publicado em 24/12/2010 às 14:13.Atualizado em 15/11/2021 às 06:47.

Samuel Nunes


Repórter



Mato, entulho e esgoto a céu aberto: esta é a situação do bairro Planalto, localizado na região norte da cidade.



Airton Miranda reside na Rua 2 e reclama do mau cheiro provocado pelo esgoto que, segundo ele, tem provocado dores de cabeça e alergia pelo corpo. Lembra que muriçocas também têm tomado conta do bairro e provocado transtornos aos moradores.



- Não estou tendo condições nem mesmo de abrir a loja. Há reclamações também dos clientes. Enfim, o problema persiste há cerca de dois meses e o que existe até o momento é um jogo de empurra entre a imobiliária Batista e a Copasa e para resolver o problema deve ser construída uma galeria para retenção do esgoto – sugere.



Foto: Wellington Alves


null


No Planalto, esgoto corre a céu aberto



O morador salienta que há ratos e escorpiões, em virtude do matagal em frente à sua residência, sem que qualquer providência seja tomada por parte do poder público municipal.



Airton Miranda salienta que a situação se agrava quando chove, pois as bocas de lobos não suportam a pressão da água das chuvas, fazendo com que o esgoto em algumas ruas do bairro corra a céu aberto, abrindo buracos sob o asfalto.



IMPASSE



O morador, Gileno Carvalho da Costa, afirma que o loteamento é do município e que, pelas informações, a prefeitura construiria uma praça no local. Entretanto, o local, segundo ele, mais parece uma floresta.



O morador reitera as reclamações em relação ao esgoto. Para ele, a responsabilidade é do município, que libera loteamentos sem urbanização, e da imobiliária que vende sem o mínimo de infraestrutura.



Elisângela Soares também reclama do esgoto a céu aberto à porta da sua casa. Ela cobra do poder público municipal o roçamento do matagal, que é sinônimo de insegurança, e da presença de ratos, escorpiões e baratas.



A mesma crítica faz a dona de casa Ivanir Santos, que já encontrou, inclusive, uma cobra no interior de sua residência.



- O esgoto a céu aberto é um grave problema, as crianças estão sofrendo também com alergia e dor de cabeça. Alguma coisa tem que ser feita urgentemente – afirma.



SOLUÇÃO



A reportagem conversou também com o presidente da associação de moradores do bairro Planalto Dimas Pereira dos Santos. Este disse que, devido à situação já procurou orientação jurídica e que irá entrar, no dia 3 de janeiro, com uma representação na Justiça contra a imobiliária para resolver o problema.



Ele afirma que a solução para o esgoto a céu aberto é a construção de uma retenção. Em relação ao matagal o líder comunitário revela que já encaminhou vários ofícios e solicitações à prefeitura para realizar uma limpeza e roçamento no local, mas a alegação é que faltam maquinários.



O Norte tentou contato com a prefeitura, com a imobiliária e com a Copasa para saber destes a versão sobre os problemas citados pelos moradores. Entretanto, na Copasa e prefeitura não houve expediente nesta sexta-feira, 24, e na imobiliária, não respondeu ao telefonema.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por