Falta atendimento noturno no centro de saúde do Bairro de Lourdes

Jornal O Norte
Publicado em 19/05/2010 às 08:47.Atualizado em 15/11/2021 às 06:29.

Anny Muriel


Repórter



Na manhã de terça-feira, 18, o plantão O NORTE esteve no Centro de saúde do Bairro de Lourdes para acompanhar o atendimento aos usuários. Até às 10h da manhã foram feitos quarenta atendimentos, nas áreas de ginecologia, pediatria e psicologia.



A unidade de saúde conta com dois clínicos, acadêmicos de enfermagem, uma psicóloga, dois ginecologistas e quatro dentistas, dos quais dois prestam serviços no PSF do bairro e outros dois atendem aos usuários do posto. O Centro de saúde não tem expediente noturno, promessa de campanha de todos os candidatos a prefeito nas últimas eleições.



Pelo menos quinze pessoas com faixa etária de 30 a 39 anos aguardavam na fila para tomar a vacina H1N1, além de idosos com idade acima de 60 anos que foram tomar vacina contra a gripe comum.



Felipe Santos da Silva, 30 anos, falou sobre a importância da vacinação.



- Antes mesmo de ir para o trabalho, garanti meu lugar na fila, porque a gente sempre acaba deixando para última hora. É melhor prevenir que remediar, ainda mais com estas mudanças bruscas na temperatura, a gripe pode atacar a qualquer momento. Ainda bem que o atendimento aqui está tranquilo - afirmou o vendedor.



Já o aposentado Joaquinho Ferreira, 62 anos, disse que foi ao posto, mas as doses já haviam acabado. Ele foi informado de que o estoque seria reposto no dia seguinte.



- Eu cheguei por volta das 10h30, mas acredito que cheguei tarde, pois as doses já haviam acabado. Agora, o jeito é voltar amanhã, porque nesta idade a gente fica sujeito a pegar gripe com mais facilidade. Só não pode é ficar sem tomar - disse o aposentado morador do Bairro de Lourdes.



A partir do dia 24 de maio, o atendimento no centro de saúde do Bairro de Lourdes será feito através do cartão nacional de Sus. Segundo o gerente da unidade, Anirceu Ferreira Alves, os usuários devem se cadastrar.



- Antes, nossa unidade atendia todo o Norte de Minas e até o Sul da Bahia, o que causava grande demanda e um certo prejuízo para a população de Montes Claros, que carece dos serviços. Agora, com este cartão, vai ser possível identificar o paciente, o que vai gerar mais organização e atendimento de qualidade aos usuários.



Para adquirir o cartão do Sus é necessário ir até a secretaria de Saúde portando os documentos de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.



De acordo com o gerente, os usuários não mais precisarão dormir na fila para conseguir uma ficha, uma vez que agora, com o processo da triagem, o paciente é acolhido por um enfermeiro a fim de agilizar o agendamento das consultas.



Além de prestar serviço aos moradores do Bairro de Lourdes, a unidade abrange ainda os bairros Alto São João, Roxo Verde, Monte Alegre, Vila Ipiranga, São José e Centro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por