Daniela Melina
Colaboração para O NORTE
Todos os funcionários, próprios e terceiros, da Lafarge em Montes Claros participaram entre os dias 1 e 5 de outubro da Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT). Ao longo da semana, a equipe da Lafarge em Montes Claros participou de atividades como gincanas, debates e palestras para conscientização sobre a importância da adoção de atitudes e comportamentos seguros, não só no ambiente de trabalho como também no convívio com a família e com a comunidade em geral.
O tema central da SIPAT deste ano é a segurança na execução de trabalhos em altura. Em todo o mundo, essa atividade é uma das principais causas de fatalidades no ambiente de trabalho. A falta de planejamento adequado pode provocar sérios acidentes, por isso é indispensável que todas as normas de segurança sejam observadas antes e durante a realização dos trabalhos.
A segurança é uma prioridade para a Lafarge que desenvolveu o SBAC - Gestão de Segurança Baseada em Atitude e Comportamento. A metodologia prepara, qualifica e habilita as lideranças e os operacionais como “Auditores de Atitude e Comportamento”, tornando-os multiplicadores da Segurança. As ações do SBAC envolvem toda a organização e são desenhadas, acompanhadas, medidas e avaliadas periodicamente. Somente no ano de 2006 foram realizadas 554 auditorias de segurança na unidade de Montes Claros.
Para o gerente da fábrica da Lafarge em Montes Claros, Wedson Oliveira, a forma lúdica como o tema segurança é apresentado na SIPAT facilita a sensibilização dos funcionários para a questão da Segurança no Trabalho. “Através de gincanas e brincadeiras, tratamos o tema segurança de uma maneira menos mecanizada. Fugimos da fórmula utilizada no dia-a-dia da fábrica, e isso facilita ainda mais a compreensão”.
Para Wedson, já é visível a resposta dos funcionários às ações de segurança implementadas pela Lafarge ao longo dos anos. “O comprometimento de todos é essencial para que cheguemos ao objetivo de Zero Acidente. A Lafarge vem disponibilizando as ferramentas necessárias para a criação de um ambiente seguro e nós já vemos uma resposta positiva no comportamento de nossos funcionários, fornecedores e prestadores de serviço à cultura de segurança que estamos implantando”, afirmou.
A política de segurança adotada pela Lafarge, com uma série de ações desenvolvidas durante todo o ano, tem apresentado resultados positivos: em 2006, a unidade de Montes Claros não registrou nenhum acidente com perda de tempo. Para isso, a empresa investiu R$ 494 mil em segurança na unidade e alcançou um total de 27 mil homens / hora treinados.
SOBRE A LAFARGE
A Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com uma ampla linha de produtos como cimento, concreto & agregados e gesso. Criado na França há mais de 170 anos, o Grupo tem 71 mil funcionários e unidades em 70 países. No Brasil, a Lafarge está presente desde 1959, quando foi inaugurada sua primeira fábrica de cimento em Matozinhos, Minas Gerais.
Em 1991, iniciou as atividades na área de Concreto; em 1994, na área de Agregados e em 1995, na área de Gesso. A Lafarge Brasil tem, hoje, cerca de 1,5 mil funcionários, presença em 11 estados e unidades industriais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina.
