Expomontes 2025

Expomontes terá controle tecnológico de público, drones e aeronave

A edição deste ano contará com reforço no policiamento e inovações tecnológicas

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 25/06/2025 às 05:28.
Comitê Integrado de Segurança Pública faz reunião final de planejamento das ações de segurança para a Expomontes 2025, (Larissa Durães)
Comitê Integrado de Segurança Pública faz reunião final de planejamento das ações de segurança para a Expomontes 2025, (Larissa Durães)

O Comitê Integrado de Segurança Pública realizou na terça-feira (24), em Montes Claros, a reunião final de planejamento das ações de segurança para a Expomontes 2025. O encontro, que reuniu forças de segurança, órgãos públicos e organizadores do evento, definiu estratégias que garantirão a tranquilidade dos visitantes durante os doze dias da feira agropecuária, que ocorre de 2 a 13 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

A edição deste ano contará com reforço no policiamento e inovações tecnológicas. “Vamos implementar ainda mais o policiamento para oferecer mais segurança e tranquilidade”, afirmou o coronel César William Passos, comandante da Primeira Região da Polícia Militar.

Entre as novidades deste ano, estão o uso de câmeras, drones e uma aeronave para cobertura aérea. “Toda a estrutura tecnológica estará à disposição para garantir um policiamento de qualidade”, afirmou. Também será utilizado um sistema de inteligência artificial em parceria com a Prefeitura de Montes Claros. “A estrutura foi aprimorada e nos permitirá identificar pessoas que possam causar transtornos. Elas serão vigiadas e, caso cometam algum crime, serão presas imediatamente”, ressaltou o comandante.

A operação inclui patrulhamento interno e externo, equipes móveis em pontos estratégicos como áreas de shows e barracas, além de bases fixas nas entradas do parque. Os canais 190 e 181 estarão disponíveis para denúncias. O número de policiais será ajustado conforme a demanda e a chegada de reforços externos.

O Corpo de Bombeiros também está mobilizado com foco na prevenção. Segundo o major Fábio Espínola, todas as estruturas do evento passam por vistorias rigorosas, incluindo palco e estandes. “Estamos desenvolvendo nosso planejamento como todos os anos. O papel do Corpo de Bombeiros é primar pela segurança de todos que vão participar da Expomontes”, garantiu.

Como maior exposição do Norte de Minas, o evento exige atenção especial a diversos aspectos estruturais e de segurança. “Isso envolve a aprovação do projeto de incêndio, todas as questões das instalações do parque, o controle de público, as medidas de segurança a serem implementadas. Tudo é vistoriado e analisado com antecedência para garantir as plenas condições de segurança à população”, afirmou Espínola.

Em relação ao controle de público. “Será realizado por catracas eletrônicas integradas a um aplicativo, que informará em tempo real o número de pessoas no interior do parque. Quando o limite de 30 mil visitantes simultâneos for atingido, os portões serão fechados, conforme exigência do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário municipal de Segurança, Jarson Hansen, que alerta. “O dia 3 de julho, data do aniversário de Montes Claros e do show de Alexandre Pires, deve ser o de maior movimentação. Por isso, é importante chegar cedo”, informou o secretário.

No trânsito, a MCTrans manterá a dinâmica adotada em anos anteriores, com áreas definidas para embarque e desembarque de táxis, aplicativos e ônibus. 

A expectativa da organização é que entre 250 mil e 300 mil pessoas passem pelo parque durante os doze dias de festa. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por