
Na noite da última segunda-feira (12), a Sociedade Rural de Montes Claros lançou oficialmente a 51° edição da Expomontes, evento que acontece de 2 a 13 de julho no Parque de Exposições João Alencar Athayde. O público estimado é de mais de 350 milhões de visitantes nos 11 dias de evento, com movimentação de 400 milhões em negócios.
Para esta edição, o layout do evento foi alterado, disponibilizando a frente do palco para o público geral, enquanto os camarotes serão posicionados para melhorar a visibilidade de todos “ É uma inovação importante, visto que esse é o desejo da população”, destacou Flávio Gonçalves Oliveira, presidente da Sociedade Rural. “Fizemos investimentos para ajustes que foram exigidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ministério do Trabalho, para que a gente possa ter uma melhor segurança, considerando que o Parque é um espaço antigo e a nossa estrutura elétrica, por exemplo, estava no limite”, acrescentou. As modificações estruturais, conforme o presidente da Rural, não atingem apenas o público. O objetivo é proporcionar também aos expositores e trabalhadores da festa, um ambiente com mais qualidade e segurança.
LEILÕES
Os leilões de animais foram ampliados. Até o ano passado a agenda era de dez leilões, e este ano a previsão é de, no mínimo,12. Para Flávio, “o mercado está aquecido, o preço da arroba teve um aumento de mais de 35%, e isso vai refletir no preço dos animais comercializados, o que vai trazer maior rentabilidade aos produtores rurais que passaram três anos amargando baixa lucratividade”.
EXPOSITORES
Os estandes distribuídos em todo o parque, com oferta de serviços e produtos, são alguns dos principais atrativos da exposição. Para Raquel Muniz, reitora do Centro Universitário Funorte, a instituição se confunde com a exposição. “Ha vários anos estamos presentes e, mais uma vez, estaremos aqui com vários espaços. O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) com atendimento médico e oftalmológico, as faculdades e o Hospital Veterinário, dedicado ao atendimento dos animais. Como todo ano, no dia do aniversário da cidade estaremos no nosso stand entregando os famosos biscoitos para a população e o cafezinho quente”, disse Raquel Muniz que junto com o esposo Ruy Muniz, participou do lançamento do evento.
SHOWS
Segundo o diretor financeiro, Rafael Macedo, a meta anual é trazer os melhores artistas do cenário nacional para os shows. “E esse ano a gente fez uma mistura do pagode, forró e o sertanejo raiz. Temos nomes como a Simone Mendes, Luana Prado, Belo, Zezé de Camargo, Leonardo e outros. É uma mistura de ritmo para atender todo mundo”, destacou.