CIDADE

Evento nacional conscientiza sobre a inclusão de PcDs

Em Montes Claros, Centro Pedagógico Capelo Gaivota promove atividades de integração

Larissa Durães
Publicado em 23/08/2023 às 19:00.
 (arquivo pessoal)

(arquivo pessoal)

No período de 21 a 27 de agosto, será comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, a campanha terá como tema “Conectar e somar para construir inclusão”.

O tema visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão, por meio da comunicação interpessoal e digital, é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.

Pra a coordenadora pedagógica do Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Yara Bionde, conectar é preciso. “Por isso, desde segunda (21) estamos promovendo atividades para conectar os meninos e meninas para questões sexuais, tratando o tema de forma bem leve e lúdica para a compreensão deles e para que eles possam dizer NÃO. E no decorrer da semana oficinas sobre a autoestima e autoimagem, apesar das limitações e aceitarem as suas diferenças”, conta. O Centro Pedagógico Capelo Gaivota é especializado em educação especial de zero a 60 anos, atualmente, atende mais de 200 alunos divididos em dois turnos. 

Para Bionde, as ferramentas interativas servem para levar informação sobre o tema Deficiência Intelectual e Múltipla a um número infinito de pessoas. Por isso, “é muito importante que se fale, que seja divulgado o máximo possível, porque nós que trabalhamos com essas pessoas sabemos como é difícil para elas terem sido a vida toda marginalizadas, escondidas pela família e pela sociedade”, comenta. “Sabemos que ainda tem aquele olhar, tem o preconceito, os julgamentos cotidianos em relação a elas. E se podemos usar todos os meios de comunicação para divulgar, conectar e somar para construir inclusão, que bem venha” completa.

A conexão proporciona às pessoas com deficiência e suas famílias terem um melhor conhecimento de seus direitos, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicarem com a sociedade como um todo, como exemplificado pelos inúmeros canais de comunicação digital: redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros.

Magda Marinela, mãe de dois gêmeos PcDs (pessoas com deficiência) — um com deficiência física e epiléptico, e o outro com deficiência intelectual e cardiopata — acredita ser necessário abordar o tema para conscientizar um maior número de pessoas e tornar a vida daqueles que possuem alguma deficiência mais leve. “No começo, quando eles nasceram, tudo era mais difícil, tanto para conseguir informação, quanto em relação à educação e saúde. Mas, de lá pra cá, com as divulgações e debates circulando nas redes, hoje posso dizer que melhorou uns 80%”, comenta. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por