ESURB GARANTE QUE COLETA DE LIXO DOMICILIAR SERÁ REGULARIZADA

Jornal O Norte
Publicado em 28/01/2009 às 10:46.Atualizado em 15/11/2021 às 06:50.

Samuel Nunes


Repórter



Diante das inúmeras reclamações de moradores de diversos bairros, quanto ao atraso na coleta de lixo domiciliar, José Ferro, gerente operacional da Esurb - Empresa municipal de serviços, obras e urbanização pede paciência e compreensão por parte da população neste momento de transição na administração municipal, e afirma que o trabalho tem sido feito diuturnamente no sentido de que a coleta seja regularizada o quanto antes.



- Alguns fatores têm influenciado. Por exemplo, todo final de ano é a mesma coisa: o lixo se duplica nesta época, que é um período de feriados prolongados e férias escolares. Outra coisa é o peso do lixo, que também aumenta duas vezes mais com o tempo que é de chuva, além da frota de veículos que é antiga - já são 12 anos de uso ininterruptos.






TONELADAS



José Ferro ressalta que quanto à frota usada para o recolhimento do lixo, esta está sucateada. Afirma ainda que a frota durante todos estes anos, era sendo usada em três turnos de seis horas cada, o que favoreceu a existência de problemas.



Lembra que o recolhimento do lixo domiciliar não estava sendo feito de modo preventivo e frisa que o caos tinha se estabelecido até então no que concerne à coleta de lixo domiciliar na cidade, mas que todo o empenho está sendo feito no sentido de regularizar a questão.  



O gerente operacional da Esurb revela que apenas cinco caminhões estavam realizando a coleta de lixo na cidade.



- Esse número passou para oito, agora, o que considero positivo.



José Ferro afirma que o trabalho é intenso uma vez que cerca de 270 toneladas de lixo são recolhidas diariamente na cidade.






CARÊNCIA



De acordo com ele, a coleta do lixo domiciliar está sendo feita por 128 garis, número que ele considera abaixo das necessidades do setor. Explica ainda ser possível que ocorram mais contratações, 20% a mais do número atual dos profissionais que fazem a coleta pela cidade.



José Ferro frisa ainda que enquanto a situação não se normaliza por completo é relevante que a população continue contribuindo, não jogando lixo em lotes vagos. Salienta ainda que quanto ao dia D de combate à dengue, quando em vários bairros lixo e entulho ficaram às portas das residências para ser apanhados, pelo fato das expectativas terem sido superadas este trabalho se estenderá durante o restante da semana podendo a população se tranqüilizar neste sentido.  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por