Cerca de 300 alunos das quartas e quintas séries do Colégio Sólido participaram, na noite da última terça-feira, 6 de dezembro, da solenidade de formatura do Proerd – Programa educacional de resistência às drogas, promovido pela polícia militar. O evento aconteceu no ginásio poliesportivo da escola.
Foto: Luís Alberto Caldeira
O programa contou com a participação de cerca
de 300 crianças no Colégio Sólido
O Proerd é um conjunto de ações que procuram incentivar crianças e adolescentes a um modelo de vida saudável longe das drogas e da violência, como explica o Capitão Hansen:
- Trabalhando com quem será o futuro do nosso país, nós teremos adultos mais conscientes e que digam não às drogas. É um trabalho de prevenção para que, depois, não tenhamos que reprimir jovens envolvidos com as drogas – observa.
Segundo o oficial, em Minas Gerais já foram formadas em torno um milhão de crianças. Somente em Montes Claros o número chega a 60 mil.
- Todos eles provavelmente ficarão afastados das drogas e não vão contribuir para os índices de homicídios e roubos que tanto assolam a nossa sociedade – ressalta o militar.
Para a diretora geral do Sólido Kids, Keite Karine Durães, parcerias entre escola e autoridades de segurança pública colaboram para combater a criminalidade.
- O Proerd projeta os alunos a se preparar para enfrentar situações em que possam vir a ser acometidos como o oferta de algum tipo de substância ilícita, e que eles possam ter firmeza de dizer não. Participar do programa permite que os alunos questionem mais, graças ao conhecimento adquirido - salienta.
A ideia é compartilhada também por Ana Paula Radwan, diretora pedagógica do Colégio Sólido:
- Foi um honra ter a polícia militar como parceira e esperamos continuar com esse trabalho por muitos anos. O Proerd foi e será, sem dúvida, um projeto que acrescenta no combate à violência e às drogas. De uma forma lúdica, busca esclarecer sobre os males das drogas, informando, esclarecendo e sensibilizando os alunos. A parceria junto à polícia militar de Minas Gerais engrandece o nosso trabalho e garante um futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes - afirma.