CIDADE

Estradas da zona rural de MOC causam transtornos

Situação das vias tem causado perdas econômicas para a região, diz comerciante

Márcia Vieira
Publicado em 06/07/2023 às 20:00.
Situação precária das estradas e poeira têm atrapalhado a vida dos moradores da zona rural (Vilson Felix)
Situação precária das estradas e poeira têm atrapalhado a vida dos moradores da zona rural (Vilson Felix)

Independentemente de condição climática, as estradas da zona rural são um desafio para os moradores. Aqueles que precisam fazer semanalmente o escoamento da produção em Montes Claros, são os mais prejudicados pelas más condições. Porém, há ainda os que moram e trabalham nas localidades, como Vilson Felix, que vê o movimento do seu comércio cair em razão da dificuldade de acesso a comunidade de Santa Bárbara. 

“As pessoas deixam de frequentar quando a estrada está ruim. Todo mundo que passa reclama. Só não reclama quem não vem por aqui “, disse o comerciante que trabalha com restaurante. 

“Poderia ser uma opção de lazer de final de semana para quem mora em Montes Claros, mas infelizmente tem esse problema. A poeira fica até nos olhos da gente e os caminhões que trazem mercadoria reclamam dos buracos. Se não for asfalto, poderiam ao menos cascalhar”, sugere o comerciante.

O assunto pautou a fala de grande parte dos vereadores na reunião desta semana na Câmara Municipal. Um deles, o vereador, Marcos Nem, afirmou que pela proximidade do período chuvoso, a solução requer emergência.

“Com os equipamentos que temos hoje, chegará o período de chuva, nos próximos meses e não teremos condição de continuar o trabalho”, criticou o vereador sobre a insuficiência de equipamentos e morosidade da secretaria de Agricultura.

Já o vereador, Reinaldo Carrapicho, disse que a precariedade das estradas salta aos olhos de quem visita a região de Vaca Morta, Santa Rosa de Lima e São Pedro das Garças. Para o parlamentar, falta uma fiscalização eficaz da parte da secretaria responsável, uma vez que as máquinas mais danificam do que trabalham.

“Em visita a zona rural fiquei assustado com a situação daquelas estradas. A construtora tem deixado destruição nas estradas e elas precisam se responsabilizar por onde passam”, declarou.
 
O QUE DIZ O MUNICÍPIO 
Em contato com o secretário de Agricultura, Osmani Barbosa, ele afirmou que nove equipes estão trabalhando para minimizar os estragos das chuvas anteriores.

“As chuvas do início do ano foram muito fortes. Em janeiro estragou bastante, mas já recuperamos mais de 80% dos 7 mil km das estradas rurais de Montes Claros. Poucas cidades tem tanta área rural como nosso município”, disse. 

Em relação a reclamação sobre as construtoras, Osmani pontuou que as empresas estão trabalhando em uma estrada/rodovia, que é do Estado, localizada depois de São Pedro das Garças, entre Capitão Enéas e São João da Ponte. O transporte de cascalho feito por estes trabalhadores estaria danificando as estradas daquela região.

“Nós estamos nos reunindo com as construtoras para que eles recuperem o que foi estragado”, explicou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por