Samuel Nunes
Repórter
Buracos, lixo e entulho a céu aberto. Asfalto em péssimas condições e ruas praticamente intransitáveis. É este o quadro desalentador em que se encontram as vias públicas do Canelas II. Por cerca de uma hora, a reportagem de O Norte percorreu as ruas daquele bairro e constatou as dificuldades vivenciadas cotidianamente pelos moradores. Como Jurandir Dias, que está cansado de reclamar e reivindicar, junto ao poder público municipal, melhorias para a sua comunidade.
A rua do bairro se transformou em depósito do lixo e entulho
que se misturam com animais mortos, urubus, cavalos
Ele pensa em colocar à venda sua casa, localizada próximo a um terreno onde lixo e entulho se misturam com animais mortos, urubus, cavalos e despejos dos carroceiros.
Jurandir conta que, além de provocar um aspecto visual nada favorável, moradores convivem com o mau cheiro intenso no local. Cobra da prefeitura limpeza em área considerada nobre pela proximidade com a rodoviária, que recebe pessoas de todo o país, e um shopping center.
Reivindica também melhorias para a rua Viriato Ribeiro Aquino, que dá acesso ao lixão.
- Não tenho ânimo nem mesmo de terminar o acabamento da casa. Quando chove, o problema é lama e a enxurrada que envadem a casa. Na seca, o problema é a poeira que acaba provocando, dentre outros incômodos, doenças respiratórias nas crianças e mesmo nos adultos - afirma.
Antônio Gonçalves Amaral reside na Avenida Crisantino Borém. Proprietário de um depósito de material de construção no local. Ele diz que já perdeu as contas de quantas vezes a enxurrada já adentrou em seu estabelecimento.
- Todos os anos é a mesma coisa sem que nenhuma providência seja tomada. Ainda temos a esperança de que o poder público municipal solucione nossos problemas - frisa.
Sara Soares reside na Rua André Luiz, próximo à sede da Fundação Sara. Ela afirma ser necessário que se faça drenagem antes de se efetuar obra de asfaltamento.
- O asfalto foi feito. No entanto, a enxurrada que vem de bairros localizados acima do Canelas tem provocado o aparecimento de buracos – ressalta.
Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura de Montes Claros informa que, através da secretaria de serviços urbanos, o bairro Canelas está no cronograma de limpeza geral, aprovado após verificação e constatação do problema, por equipe técnica responsável.