Equipe da Soebras mostra caminho para se chegar à universidade

Jornal O Norte
Publicado em 03/10/2007 às 17:13.Atualizado em 15/11/2021 às 08:18.

Larissa Teixeira


Ascom/Soebras



Benefício impetrado a quem não pode custear os estudos. É com essa filosofia que o NASS - Núcleo de atendimento de serviço social da rede Soebras de ensino pretende despertar alunos que não têm estrutura financeira para investirem no saber. Assim, a equipe do NASS, coordenada pela assistente social Teresa Cristina Alencar Fonseca, começou a visita em Montes Claros, a começar pela escola estadual Eloy Pereira. Esse serviço será destinado aos educandários da cidade, tanto da rede estadual como municipal de ensino. O próximo encontro acontece nessa 2ª quinzena, na EE Eloy Pereira.



O propósito é reunir estudantes, professores e dirigentes das escolas para explicar o trabalho filantrópico desenvolvido pelo núcleo de assistência social.






Alunos que não podem custear o ensino particular e com bom


desempenho escolar podem ser beneficiados pelo NASS



“O nosso objetivo é fomentar o discurso a cerca da universidade, divulgando as possibilidades para o aluno”, explica a supervisora de estágio e assistente social, Simone Torres Gusmão Santos.



De acordo com a supervisora, que atua no Eloy Pereira com os alunos do ensino médio, o qual tem feito levantamento sócio-econômico, diz que o estudante da rede pública não tem tanto estímulo para adentrar na universidade. “Quando a gente enfatiza as bolsas, sentimos que eles já projetam a sua entrada numa instituição particular”, ressalta, afirmando que existem duas bolsas, uma voltada ao Ação Soebras, que entra no processo seletivo e a segunda, a bolsa educacional social, concedida pelo NASS. Esse vínculo é interligado à extensão da Funorte, com acompanhamento permanente.



CRITÉRIOS



Para adquirir a bolsa, é preciso comprovar o perfil de assistência social, onde o estudante tem que ter renda percapita de até 1 salário mínimo. O NASS institucional está inserido na Ouvidoria, no Marketing e na COPS-Comissão do Processo Seletivo da Soebras.



Implantado há dois meses, o núcleo espera sanar reais dificuldades dos discentes e futuros estudantes que não podem financiar uma instituição particular, mas, que possuem também bom desempenho escolar.



O serviço vai percorrer os quatro cantos da cidade e demais unidades da Soebras, nas cidades de Januária, Janaúba, Curvelo e Belo Horizonte. “A intenção é estreitar vínculos com os alunos que precisam desse benefício. Queremos fazer jus aos que realmente necessitam”, esclarece a coordenadora do NASS, a assistente social Teresa Cristina Alencar.



Nesta sexta (5), o NASS visita o Colégio Indyu, com a divulgação na íntegra dos cursos e demais atividades de cunho social. Na última semana, a equipe esteve presente na Transmoc, com stand e mostra dos serviços implementados pelos cursos da Soebras/Funorte. A proposta foi expor as ações para funcionários e seus filhos da empresa de transportes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por