Logotipo O Norte
Segunda-Feira,14 de Julho

Entidade se mobiliza para acabar com assaltos a postos de combustíveis

Jornal O Norte
Publicado em 10/09/2008 às 10:55.Atualizado em 15/11/2021 às 07:43.

Samuel Nunes


Repórter   



O diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis, Hozano Felix, revela que acontece na próxima terça-feira, 16, provavelmente na sub-sede da federação, uma reunião com autoridades políticas, representantes da categoria e polícia militar, com o objetivo de discutir a intranqüilidade com que os frentistas estão desenvolvendo suas atividades no trabalho.






Assaltos a frentistas acontecem com freqüência na cidade


(foto: XU MEDEIROS)



De acordo com o sindicalista, em Montes Claros existem aproximadamente 1.500 frentistas, sendo que em toda a região o número é de 2.500 trabalhadores. Ele conta que a jornada de trabalho para os funcionários em postos de combustíveis é de 44 horas semanais, sendo 7 horas e 20 minutos por dia, portanto, é indiscutível que toda a sociedade se mobilize no sentido de discutir a insegurança dos frentistas que são alvos constantes de assaltos, inclusive a mão armada.



- Como diretor da Federação na região, posso afirmar que o objetivo desta entidade é lutar incansavelmente para que os trabalhadores tenham sua segurança garantida - explica.



Um frentista, que não quis se identificar, trabalha em um posto de gasolina na região sul da cidade afirma que a reunião é importante por se tratar de um assunto que é atual, sendo também do interesse de toda a comunidade.



- Trabalhamos com medo, principalmente à noite, mas precisamos do trabalho e esperamos que a segurança nas proximidades de um posto de gasolina seja redobrada – desabafa.



Hozano diz que está evidenciado que os assaltos, que acontecem em postos de gasolina, têm a presença de motoqueiros, por isso, é de conhecimento de toda a população que os frentistas trabalham com medo de serem assaltados. Observa que são vários os pais de família que trabalham nesta atividade, e a federação vai buscar meios para garantir a segurança destes trabalhadores. – Tanto os frentistas quanto os proprietários de postos e os clientes, sentem-se inseguros quanto ao risco de assaltos, por isso, é este o momento de fazermos algo de benéfico para a categoria - afirma.



BANHEIRO



O sindicalista afirma ainda que um outro problema que a Federação e o Sindicato da categoria continuam enfrentando na cidade, diz respeito a questão dos sanitários nos postos de gasolina. Ele salienta que é preciso que banheiros sejam instalados para clientes e frentistas, sendo obrigada também a divisão de sexo.



– Infelizmente esta minha crítica persiste, uma vez que é comum encontrarmos postos de combustíveis na cidade que ainda não se adequaram a este modelo - conta.



Hozano argumenta que a entidade irá realizar um trabalho de autuação, mas educativa, porém se os proprietários destes postos não se ajustarem, será feita a notificação das empresas e o processo encaminhado ao ministério público do Trabalho para que seja respeitada a norma - argumenta.



- Para que venhamos a obter sucesso no nosso trabalho de defesa dos frentistas é necessária à participação dos mesmos através de críticas e sugestões. Estaremos com uma caixinha de sugestões para isso, portanto, é válido o envolvimento de todos finaliza.



SERVIÇO



O telefone da sub-sede, da Federação Nacional dos Frentistas, em Montes Claros é (38) 3213-9800. A entidade está localizada à Rua Francisco Perez, 298, Bairro Guarujá, próximo a Pampulha.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por