Nágila Almeida
Colaboração para O NORTE
Este ano o montes-clarense e os turistas terão uma atração a mais na decoração de natal. A ACI - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, em parceria com o Instituto Laborearte, Parrilla, Trajeto Móveis, Armando’s e Laboratório Santa Clara, lança um novo conceito de decoração natalina: Reciclar é a arte de aprender a olhar com igualdade. A árvore, com mais de seis metros de colorido, terá sua estrela acendida na próxima segunda-feira, 3.
Avenida ganhou decoração reciclável (foto: ASCOM ACI)
Entretanto, a estrela mais brilhante não está na árvore, mas sim na esperança que ela gerou. Para fazer a decoração natalina, o Instituto Laborearte utilizou somente material reciclado. As garrafas de plástico foram adquiridas da comunidade, que ainda participou do processo de produção. O projeto Natal Reciclado gerou emprego e renda para dezenas de pessoas.
A Avenida Deputado Esteves Rodrigues ganha novo brilho nesse período. As pessoas poderão apreciar a decoração e participar do momento com atitudes. O projeto desperta a consciência da preservação ambiental, convidando a comunidade a transformar a realidade para melhor.
Os empresários do entorno da avenida estão satisfeitos com a iniciativa da ACI e acreditam que a idéia deve crescer nos próximos anos.
- As empresas não devem buscar só lucro, investir na melhoria do contexto social também é papel da iniciativa privada - afirma Ernandes Batata, sócio-proprietário da empresa Trajeto Móveis.
Para Marcos Lima, proprietário do Restaurante Armando’s, a iniciativa da ACI é importante porque dá nova cara à decoração de natal da cidade, abrindo perspectivas para outras empresas se organizarem e se aglutinarem em torno da idéia. “A Avenida Sanitária é um ponto chave para mostrar que o projeto merece crescer. Em 2008, outras empresas podem incrementar seu comércio com uma decoração diferente e de cunho social”, destacou Marcos.
Adriene Tupinambá, do Instituto Laborearte, diz que trabalhos como esse ajudam a minimizar os aspectos negativos de uma cidade do porte de Montes Claros.
- Um Natal Reciclado, de Sentimentos e Significados é uma maravilhosa demonstração de responsabilidade e compromisso sócio-ambiental.
A ACI aposta em projetos que visem ao desenvolvimento, através de parcerias no poder público e privado. A inauguração será na próxima segunda-feira, 03 de dezembro, em frente ao Parrila, a partir das 20h.