Samuel Nunes
Repórter
As operadoras de telefonia celular lideram o ranking de reclamações no Procon de Montes Claros, de acordo com o diretor do órgão, Leandro Aguiar. Ele afirma que um dos serviços que atualmente tem gerado inúmeras reclamações é o sistema de telefonia implantada na zona rural denominada GSM, tecnologia reconhecidamente importante. É a mais usada, com 73% do mercado mundial, e é na Europa o seu ponto global mais forte. Cerca de 200 reclamações já foram endereçadas ao Procon neste ano relacionadas à ineficiência deste sistema.
Leandro Aguiar: problemas com as operadoras na
zona rural (celulares) e na cidade (internet).
Leandro Aguiar afirma que foi detectada falha no sistema em comunidades rurais como Santo Antônio, Capivara, Olhos D’ Água, Brejinho, Bananeiras, Santa Bárbara e Mato Seco, onde antes era usado o sistema TDMA. Segundo o diretor do Procon, com o sistema TDMA, o sinal era captado no celular com facilidade, o que não tem acontecido com a tecnologia GSM, pelo menos na zona rural. O problema tem gerado uma série de transtornos aos usuários destas comunidades.
Leandro Aguiar diz que já foram feitos vários contatos com a operadora Vivo, geradora do sinal, com objetivo de solucionar o problema. Ele lembra que o celular é um bem essencial e cobra solução do problema, uma vez que o código de defesa do consumidor proíbe a suspensão do serviço.
- Houve prejuízo ao consumidor e o problema tem que ser resolvido. O Procon está atento. Tanto que deve acontecer nos próximos dias reunião com responsáveis pela engenharia da operadora Vivo para buscarmos resolver este problema - afirma.
Segundo Leandro, em 2010 foram 3.128 atendimentos no Procon, dos quais 1.652 estão em processo, uma média mensal de 138 reclamações. Destas, a maioria é relacionada às empresas de telefonia. Já foram solucionados neste ano 1.300 problemas, número considerado significativo pelo diretor.