Empresários e entidades se unem para criar agência de desenvolvimento

Jornal O Norte
Publicado em 27/11/2008 às 10:50.Atualizado em 15/11/2021 às 07:51.

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE



Nesta semana, representantes de entidades e empresários deram início aos trabalhos para a criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional, com sede em Montes Claros.  O objetivo é criar um ambiente favorável para a atração de investimentos públicos e privados nas principais cidades do Norte de Minas, através de ações estratégicas.



Geraldo Drumond, presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Montes Claros abriu o workshop que tratou do tema. “A agência deve relacionar as cadeias de produção do Norte de Minas, criando argumentos suficientes para atrair negócios, incentivos fiscais e financeiros e dar subsídios para empresários alavancarem a economia.



Durante o workshop, Carlos Schad, presidente da Agência de Desenvolvimento Tietê Paraná, mostrou como a idéia dos paulistas ganhou força e realizou grandes ações para aquele Estado. Há 18 anos a agência foi criada para driblar a crise causada pela abertura do mercado brasileiro para investimentos estrangeiros. Precisamos adotar medidas que viabilizassem o crescimento interno e mantivesse a competitividade. Entre as principais medidas de médio e longo prazo, a construção do gasoduto da Bolívia e da hidrovia Tietê-Paraná. Nosso foco é mostrar a demanda ao poder público e reter o apoio do poder privado na busca de soluções para todos, explica.



Com uma ação mais localizada, Sebastião Menezes, Consultor da Agência de Desenvolvimento de João Pinheiro, destaca que para promover o desenvolvimento de uma região é necessário que cada cidade tenha condições para tal. Em João Pinheiro a Agência tem apenas 8 meses de atuação e já reflete resultados no comércio local. Em parceria com entidades com SEBRAE, ganhou a confiança do empresariado e segue forte. Começou com 13 parceiros e hoje registra mais de 60.



Menezes frisa que o conceito de parceria precisa ser claro. Todos têm de se engajar nos propósitos da agência. As entidades e empresários alinhados com o papel a cumprir nessa empreitada, para que os benefícios do desenvolvimento fluam para todos e não apenas para uma parcela envolvida no processo.


 


POTENCIALIDADES



Um dos objetivos da agência é colocar o interior em evidência. Os investidores precisam conhecer atrativos como as matérias-primas, fomentando projetos que promovam o desenvolvimento da região. Rodrigo Bandeiras e Rômulo Labbate discorreram sobre as  potencialidades e oportunidades do Norte de Minas, como o Porto Seco, Fazenda Experimental da Epamig, Centro de Convenções, além de atrativos como commodities, bionergia, infra-estrutura, turismo, fruticultura, Projeto Jaíba, entre outros.



Marshall Garcia, Gerente do Projeto Estruturador - Promoção de Investimentos e Inserção Regional, do INDI, afirmou que tem a meta de atrair 1,35 bilhões de reais para o Estado por ano. Com a região mais articulada, parte desse montante poderá vir para o Norte de Minas.



A ACI, FIEMG, Sindicato e Sociedade Rural, SEBRAE, Cemig, Fundetec, empresários e o próprio Marshall deverão se reunir, em breve, para iniciarem a construção de um plano de negócios e efetivarem a criação da Agência de Desenvolvimento Regional.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por