cidade

Em Montes Claros, foliões elogiam segurança e descentralização do Carnaval

Larissa Durães
Publicado em 20/02/2023 às 12:11.
 (Larissa Durães)

(Larissa Durães)

Em Montes Claros, a festa de carnaval ficou por conta dos blocos Caramelo do Bode, no bairro Major Prates e Maracangaya, no Maracanã, na sexta-feira (17) dando aquele esquenta nos foliões.

No sábado (18), o Caramelo do Bode e Maracangaya, voltaram a apresentar, de novo, nos seus respectivos bairros. E Praia do Pardini, no Parque Sagarana, Ibituruna, que teve também o bloco Universitário. 

Como já é notório, nem só de marchinha, samba, pagode ou funk vive o Carnaval, pois, em Montes Claros, existe o Capa Preta, que de costume leva foliões de todas as idades pra curtir um ótimo rock and roll. “Carnaval é curtição.

Seja com marchinhas, funk, rock ou outros estilos. E como gosto de rock e carnaval, achei uma mistura legal e por isto optei pelo Capa Preta”, diz a técnica Eletrotécnico, Cristiane Sousa Aquino. 

A respeito da organização, Cristiane se diz satisfeita. “Está bem organizado, as pessoas estão se divertindo, os preços das bebidas estão dentro da média, do esperado, a limpeza está boa”. Cristina promete voltar. “Voltarei no ano que vem, com certeza”, diz.  

No bloco Capa Preta, a turma estava animada e mesmo com tantas pessoas vestidas de preto, no clássico estilo rock-gótico, tinha fantasias pra todos os gostos. 

Quem notou isto, foi a professora aposentada, Leni Barbosa do Amaral, para ela, que ficou sentada apreciando a festa, ver tantos tipos de fantasias diferentes foi uma experiência maravilhosa.

"Estou aqui sentada e vendo as mulheres brasileiras passando na minha frente, como são versáteis, como são lindas. Por aqui passam vestidas de todas as formas e cores, tem aquelas enfeitadas, outras simples e mesmo assim são todas lindas”, diz uma admirada, Leni.

“Adoro todo tipo de música, estar em um bloco que toca rock, é diferente, mas bom ao mesmo tempo, sem briga, sem confusão, estou adorando, pois, a cultura de todos tem que ser respeitada”, assim exaltou a arte e a cultura a professora.

Bloco Capa Preta (Larissa Durães)

Bloco Capa Preta (Larissa Durães)

 Trio elétrico
Sempre no sábado (18), teve também o Arco-íris do Amor, que foi o único bloco com trio elétrico da cidade, que foi da Praça Raul Soares até a Praça da Matriz, Centro, arrastando multidão. 

E o carnaval da Morada do Parque, que é o carnaval considerado o mais tradicional da cidade, com vários anos alegrando a população de Moc. “Já tem 13 anos que venho nesse carnaval”, diz a dona de casa, Fabrizia Vale Filpi, e mãe de dois meninos de 8 e 11 anos que fez questão de levar eles pra se divertirem. “É um carnaval mais familiar, mais voltado pra criançada”, explica.  

Para Fabrizia, esse tipo de carnaval, separado por bairros e estilos, só veio a agregar. “Acho legal que agora seja assim, não fica aquela muvuca de gente que pode causar tumulto e problemas. Assim é mais tranquilo e com menos possibilidade de dar errado”. Entretanto, Fabrizia questiona o fato da falta de estrutura dada pela prefeitura para que o carnaval dos bairros seja ainda melhor.

“Para fazer a festa do carnaval na cidade, a população precisa de estrutura, se a prefeitura desse isso, ficaria mais fácil. Mas aqui no caso, do carnaval da Morada do Parque, e acredito que seja assim para todos de Montes Claros, é a associação dos moradores é quem faz. O que é uma pena, podia ser maior e melhor se a prefeitura ajudasse, mas dá só gradil, banheiros químicos, limpeza antes e depois da festividade, é muito pouco para uma festa tão importante”, lamenta Fabrizia. 

No domingo (19), a curtição ficou por conta dos blocos, Caramelo do Bode, no Major Prates. Maracangaya, Maracanã. Bloco do Morada, na Morada do Parque. Bloco Vou Dar Perdido, Jardim São Luiz. Los Fuleros Sideral, na Morada do Sol. E bloco do Cirão, no bairro Ciro dos Anjos. 

Segundo o Tenente Rogério, da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais, no carnaval da cidade, até o momento está tudo tranquilo, “sem intercorrência sem maiores gravidades”. Em relação aos horários está tudo acertado com os coordenadores, “aí quando chega a hora de encerrar, a gente encerra”, explica. Para ele, carnaval em Montes Claros, é algo bem tranquilo. “Bem tranquilo, temos policiais militares bem presentes em todos os blocos e em questões pontuais a gente aciona o policiamento pra resolver, mas normalmente é bem tranquilo”, ressalta. 

Programação continua

A segunda-feira (20), terá o bloco Maracangaya, no Maracanã. Bloco do Morada, na Morada do Parque. Bloco do Cirão, no bairro Ciro dos Anjos. Rockodum, na Praça do Rotary, Jardim São Luiz e Bloco do Black, Parque Sagarana, Ibituruna.

Fechando a festa, na terça-feira (21) vão se apresentar:

12h
Bloquinho das Ashby – Av. Mestra Fininha, 1779 A, Jardim São Luiz,

15h
Du jeito ki tá – Rua Padre Vieira, 87, São Judas

16h
- Bloquinho do Sambacana – Praça dos Jatobás, Morada do Sol,
- Yourubloco – Rua D, 23, Vila Atlântida
- Buraco da Gia – Praça Beato Francisco Cool, Praça do Maracanã.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por