
Órgãos de trânsito, segurança pública e instituições parceiras realizaram na manhã da última terça-feira (28) na Praça Dr. Carlos, centro de Montes Claros, um simulado de acidente automobilístico marcando o encerramento das atividades realizadas durante a Campanha Maio Amarelo; período dedicado a conscientização sobre os acidentes de trânsito. Neste ano, o movimento teve como tema central a “Paz no trânsito começa por você”.
O tenente coronel Corpo de Bombeiros de Montes Claros, Josias Soares de Freitas Júnior, explica que o “Maio Amarelo” tem o objetivo principal de sensibilizar e conscientizar a população com relação às condutas no trânsito, aos cuidados que tem que ter quando estiver dirigindo ou conduzindo sua motocicleta. “Hoje, nós estamos fechando em relação ao ano de 2023 para 2024, mais de mil acidentes atendidos somente em Montes Claros sendo mais de três acidentes por dia. Estamos finalizando com o simulado e foram realizadas diversas ‘blitzs’ educativas, palestras nas escolas e tudo para poder alertar a população e chamar para essa reflexão que é esse cuidado que tem que ter no trânsito de um modo geral”, diz o tenente.
“No simulado tivemos a participação de vários órgãos de segurança pública e entidades privadas onde foi contemplado um veículo de passeio e uma motocicleta onde ambos simularam um abalroamento [choque violento] e atendidos pelos órgãos de segurança pública presentes para também mostrar o mensuramento, ou seja, o tempo de resposta para esse atendimento” completa o tenente Josias.
Durante todo o mês de maio, as instituições realizaram, não apenas em Montes Claros, mas em cidades como Janaúba, Januária, Salinas, Francisco Sá e Bocaiuva diversas ações de conscientização para crianças e motoristas, através de ‘blitzs’ educativas nas respectivas cidades.
Nívea Martins, que esteve presente no momento do simulado, conta que ainda é preciso as pessoas desenvolver mais consciência. “Ainda vemos muitos acidentes e esse simulado foi bem realista chamando a atenção das pessoas que passaram por aqui. Se cada um fizer a sua parte e ter a consciência de promover a paz no trânsito e dirigir da forma correta, iremos salvar muitas vidas. E muitas delas já se foram de uma forma que não precisavam ter ido”, conta.
DADOS
Mais de cinco milhões de pessoas morrem anualmente no mundo, devido a lesões intencionais ou não intencionais. Os acidentes automobilísticos são a causa mais comum de mortes por trauma, representando cerca de 24 % do total dessas mortes, algo em torno de 1.200.000 mortes por ano.
No Norte de Minas, o 7º Batalhão de Bombeiros atendeu 1.001 ocorrências de acidentes de trânsito em 2023. Até maio de 2024, o Batalhão já registrou 341 ocorrências.
O SAMU Macro Norte contabilizou 6.957 acidentes de trânsito na região em 2023, sendo 3.039 somente em Montes Claros. Em 2024, de janeiro a abril, foram registrados 2.047 acidentes de trânsito no Norte de Minas, com 893 ocorrências em Montes Claros.