
A manhã desta segunda-feira (8) marcou o lançamento oficial da Operação Natalina 2025 na área da 11ª Região de Polícia Militar, durante cerimônia realizada na Praça Coronel Ribeiro. A ação, que acontece simultaneamente nos 77 municípios sob responsabilidade da unidade, reforça o policiamento e intensifica estratégias de prevenção criminal no período de maior movimento no comércio, típico das compras de fim de ano.
Com foco na redução de crimes contra o patrimônio, especialmente furtos e roubos, a Operação Natalina se baseia na ampliação da presença policial, no patrulhamento ostensivo e na aproximação com a comunidade. Segundo o capitão Michael Stephan, a iniciativa reforça o compromisso da corporação em atuar de maneira próxima e acessível à população.
“Estamos trazendo uma operação de presença, de proximidade. Vamos trabalhar para reduzir a criminalidade e fortalecer a participação das pessoas, somando esforços com a comunidade neste momento”, destacou.
Além do incremento no policiamento, a Polícia Militar também lançou, em todo o estado, a campanha “Fica Ativo Sô”, que integra ações educativas à Operação Natalina. A proposta é orientar a população sobre cuidados essenciais para evitar situações de risco e crimes oportunistas. A campanha envolve materiais informativos nas redes sociais, cartazes em comércios e espaços públicos, além de um QR Code que direciona o cidadão para conteúdos explicativos e interação com a mascote da PMMG, o PM Amigo Legal.
“Quem acessar o QR Code será direcionado às redes da Polícia Militar, onde poderá acompanhar o andamento das operações e receber orientações para aumentar a sensação de segurança e fortalecer essa proximidade com a corporação”, acrescentou o capitão.
A PM reforça que muitos crimes nesta época são de oportunidade, quando infratores agem ao notar distrações, como o uso descuidado do celular. Por isso, a participação da população é fundamental. Todo o efetivo será empregado na operação, com foco em áreas comerciais, locais de grande fluxo financeiro e bairros que precisem de reforço. A ação contará com monitoramento do Olho Vivo e tecnologias de reconhecimento facial e de placas integradas ao sistema Helios.
Entre as orientações ao público, o capitão Michael Stephan reforçou cuidados simples que podem evitar transtornos: “Se for às compras, prefira meios digitais de pagamento e evite portar grandes quantidades de dinheiro. Mantenha mochilas e bolsas sempre à frente do corpo, estacione o veículo em locais iluminados e verifique travas e alarmes. São cuidados básicos que ajudam a minimizar riscos.”
A movimentação mais intensa nas ruas exige atenção redobrada também dos consumidores, como lembra a pedagoga Mayounara Barbosa, que acompanhou o lançamento da operação.
“Essa ação é fundamental para garantir mais segurança durante as compras de fim de ano. Mas também precisamos fazer a nossa parte e não facilitar. Mesmo com o policiamento reforçado, sabemos que há muitos infratores que se aproveitam de qualquer descuido”, afirmou.
