cidade

Em MOC, eleição do Conselho Tutelar tem 59 candidatos

Votação acontece no próximo domingo (1), nas instalações da Unimontes.

Leonardo Queiroz
Publicado em 27/09/2023 às 20:29.
Pleito será conduzido pelo voto popular (Leonardo Queiroz)
Pleito será conduzido pelo voto popular (Leonardo Queiroz)

Um total de 59 candidatos concorrem às 20 vagas disponíveis no processo seletivo para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Montes Claros para o quadriênio 2024/2028. Este processo é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as eleições estão marcadas para este domingo (1), das 8h às 17h, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Campus Sede da Unimontes.

A novidade para esse ano é a implantação da 4ª Região do Conselho Tutelar, em cumprimento à exigência da Resolução nº 139 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que estabelece a necessidade de uma unidade para cada grupo de 100 mil habitantes, uma vez que o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, identificou uma população de 414.240 habitantes na cidade.

Com mandato de quatro anos, cada conselho é composto por cinco membros podendo ser reeleitos indefinidamente. Apesar de serem mantidos por recursos municipais, os conselhos tutelares têm autonomia em relação aos órgãos governamentais.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os eleitos ganharão salários de R$ 1.971,27 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, mais regime de plantão. Poderão votar todos os eleitores de Montes Claros que estejam regularizados perante a Justiça Eleitoral até a data 3 de julho deste ano.

QUEM PODE VOTAR
Para eleger os novos conselheiros poderão participar por meio de voto direto, secreto e facultativo, todos os cidadãos maiores de 16 anos e inscritos como eleitores do município. O cidadão deverá apresentar-se no local de votação munido de seu título de eleitor e documento oficial de identidade e poderá votar apenas em um candidato. Não será permitido o voto por procuração.

“Conselheiros e conselheiras tutelares são aquelas pessoas que participam diretamente da fiscalização de todo e qualquer direito de criança e adolescente que seja violado”, afirma o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva. 

Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.

Neste ano, pela primeira vez, serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos serão emprestados pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que também treinarão os mesários e cederão suas listas de eleitores para as comissões eleitorais.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por