A chuva que ocorreu na madrugada da última terça-feira (31) em Montes Claros durou cerca de duas horas e foi suficiente para provocar danos materiais em vários pontos da cidade. O Instituto de Meteorologia (InMet) registrou um volume de 64 mm de água.
O Corpo de Bombeiros (CB) atendeu um total de 12 ocorrências até a manhã de terça-feira. Não houve feridos.
O caso mais dramático aconteceu na Rua Ivete Vargas, na Vila Regina, quando o CB foi acionado as 2h10 da madrugada para salvar da inundação, duas pessoas com deficiência física que estavam acamadas no interior da residência. A casa estava com água em aproximadamente um metro de altura e os bombeiros tiveram que forçar a entrada. As vítimas foram retiradas com segurança.
As 2h40, a Corporação esteve no Bairro Tancredo Neves, onde pelo menos 15 residências foram inundadas. Os Bombeiros precisaram fazer a limpeza das casas com bomba de sucção. A água acumulada estava a mais de meio metro de altura.
As 3h20, os Bombeiros estiveram no bairro Village do Lago 2. Parte da estrutura de uma residência foi afetada em razão da forte chuva. Um lote ao lado da casa foi inundado e o muro se rompeu, atingindo a residência. Inicialmente, os Bombeiros não identificaram ameaça a edificação e contactou a Defesa Civil para fazer a avaliação.
“Estamos em contato com a secretaria de Desenvolvimento Social para disponibilizarmos o Ginásio Ana Lopes, em caso de necessidade de abrigar pessoas. As medidas preventivas já foram adotadas pela Defesa Civil e a Guarda Municipal está no apoio”, informou o Secretário da Guarda, Anderson Chaves.
O engenheiro Carlo Giovanelli, Coordenador da Defesa Civil em Montes Claros, relatou que até às 11h da manhã, foram realizadas cinco vistorias, sendo duas com queda de muro, e três com alagamento. “Não tivemos casas condenadas e não foi preciso até o momento, fazer remoção das famílias”, disse. O trabalho prossegue no decorrer do dia.