Samuel Nunes
Repórter
A Defesa Civil de Montes Claros iniciou na manhã de ontem, 20, e se estende até a próxima quinta-feira, 27, arrecadação de alimentos que serão doados às vítimas das chuvas na cidade e no Sul de Minas Gerais. Estrutura foi montada na Praça Doutor Carlos, objetivando receber as doações dos montes-clarenses de 8h às 17h30.
Léo Queiroz
O posto de coleta foi montado na praça Doutor Carlos, recolhendo as doações de 8h às 17h30
Mattson Malveira, chefe da Defesa Civil municipal e organizador da campanha, revela que as chuvas que caíram na cidade atingiram, de forma direta e indireta, cerca de 4 mil famílias e a campanha de doação de alimentos visa ajudar essas famílias, em sua maioria carentes.
Malveira observa que em algumas famílias foram extremamente atingidas pelas chuvas, como, por exemplo, nos bairros Santa Rafaela, Vila Itatiaia, Castelo Branco, algumas partes do Santos Reis, Vila Atlântida e Clarice Ataíde.
- Foram feitos contatos com o governo do estado no sentido de se ajudar essas famílias, mas a informação passada à Defesa Civil é que Montes Claros não se encaixa no perfil para receber recursos do governo estadual. Sendo assim, procuramos uma alternativa, que partiu da própria Defesa Civil, que é mobilizar o maior número de pessoas para que as doações possam amenizar o sofrimento das famílias, não somente de nossa cidade, mas também do Sul de Minas.
PARCEIROS
Mattson Malveira destaca a importância das parcerias para esta campanha e enfatiza a participação do SAMU - Serviço Médico de Urgência, Exército e a empresa Novo Nordisk neste importante projeto social. Lembra que o Exército disponibilizou dois homens para a campanha que e a Defesa Civil municipal trabalha com seis funcionários.
- Se cada um der sua contribuição, dentro de suas possibilidades, muitas famílias podem ser assistidas nesse momento de dificuldade – observa Frederico Willer, coordenador de enfermagem do SAMU Macronorte
Malveira faz um apelo para que outros segmentos como a própria imprensa local, empresários, e entidades de classes se unam à campanha.
- A campanha recebe não somente alimentos, mas toalhas, lençóis, cobertores, material de higiene pessoal e calçados. As vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro têm recebido ajuda do mundo inteiro e nossa campanha visa ajudar as vítimas de mais de 70 cidades do Sul de Minas e aqui em Montes Claros – observa.
NÚMEROS
Segundo a Cedec - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a chuva já deixou um total de 1,2 milhão de pessoas afetadas em todo o estado. As regiões sul e da Zona da Mata foram as mais atingidas. Especificamente no Sul do estado, os temporais, já deixaram 2 mil pessoas desabrigadas e quase 20 mil desalojadas.