SAMUEL NUNES
Repórter
O presidente da Ademoc – Associação das pessoas com deficiência de Montes Claros, Valcir Soares, esteve reunido com os associados da instituição na noite da última segunda-feira, no auditório da Escola Normal, oportunidade em que esclareceu dúvidas referentes à lei municipal que destina 5% das casas do projeto Minha casa, minha vida para pessoas com deficiência.
O presidente da Ademoc ressalta a importância da participação dos cerca dos 300 associados da instituição e lembra do crescimento vertiginoso da cidade, e da aplicabilidade de leis que facilitam a acessibilidade para deficientes físicos que foram aprovadas pelo legislativo municipal.
Ainda segundo Valcir Soares, o objetivo de se reunir com os associados é esclarecer alguns tópicos da lei n.º 3.655/2006, de sua autoria, que dispõe sobre reserva de unidades habitacionais às famílias que tiverem, dentre os seus, pessoa portadora de deficiência física ou mental.
- A lei está sendo devidamente cumprida. Cinco por cento das casas estão sendo construídas com total acessibilidade e serão destinadas aos deficientes. Lembrando que o objetivo principal da associação é de intervir nas questões sociais, dando apoio ao crescimento e independência pessoal às pessoas portadoras de deficiência, de acordo com sua necessidade. Cumpre portando ainda, o papel de estimular o deficiente para que demonstre suas capacidades nos estudos, esportes, trabalho, lazer e convivência, prestando assistência social em toda a sua plenitude – afirma.
Ainda de acordo com Valcir Soares, o projeto teve mais de 32 mil inscrições e, embora todos precisem de uma casa, o programa ainda está no início e espera que num futuro próximo, possa contemplar a todos os deficientes físicos.