A exemplo do que aconteceu em janeiro do ano passado, dois tremores de terra atingiram Montes Claros na tarde de ontem, quarta-feira. O primeiro foi sentido às 13h55min12s com magnitude 2.7 na escala Richter, de acordo com o analista de sinais sísmicos João Alberto Cruz, do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB). O segundo aconteceu às 14h35’15’’ com magnitude 2.3.
ARQUIVO
Segundo o analista, o período de mais intensidade durou quatro segundos, tempo em que o tremor pode ser sentido pelos moradores. A intensidade dos dois é considerada média, segundo o Observatório Sismológico, e não ofereceu risco de desabamentos.
A estação sismológica que registrou os tremores fica em Itacarambi, mas o epicentro foi na região central de Montes Claros. De acordo com João Alberto Cruz, o Norte de Minas fica situado numa falha geológica, e, por isso, são comuns pequenos tremores. Ele lembrou que antes dos eventos dessa quarta-feira, o último tremor na cidade foi no dia 15 de janeiro de 2009, com magnitude 2.2 na escala Richter.
Em 2007, uma criança morreu em Itacarambi, em decorrência de um tremor. Foi considerada a primeira morte no país causada por um terremoto.