cidade

Droga para Carnaval é apreendida em Montes Claros

Dois suspeitos foram presos com 45 tabletes de maconha para Espinosa, Norte de Minas

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 24/02/2025 às 19:00.
Delegado Herivelton Ruas Santana: Montes Claros é centro de distribuição de drogas no Norte de Minas (ASCOM/11°DEPPC/PCMG)
Delegado Herivelton Ruas Santana: Montes Claros é centro de distribuição de drogas no Norte de Minas (ASCOM/11°DEPPC/PCMG)

Na última sexta-feira (21), a Polícia Civil de Montes Claros efetuou a prisão de dois homens, de 32 e 39 anos, flagrados transportando 45 tabletes de maconha com destino a Espinosa. Os suspeitos, que já possuem antecedentes criminais, não estavam na lista de alvos prioritários da polícia. Segundo as investigações, a droga seria utilizada para abastecer o tráfico durante o Carnaval na região. 

O delegado César Salgueiro, da Delegacia de Investigações Especiais, explicou como a investigação levou a` prisão dos suspeitos. “Na manhã de sexta-feira, recebemos informações da nossa agência de inteligência e do doutor Herivelton, delegado de Polícia, sobre um indivíduo que estaria se deslocando para Montes Claros a fim de buscar um carregamento vultoso de drogas”, afirmou.

Com base nessa informação, os agentes iniciaram um monitoramento discreto. “Não sabíamos exatamente como o transporte seria feito, mas identificamos que ele chegaria pela manhã e passamos a segui-lo. Em determinado momento, percebemos que outro indivíduo o pegou no centro da cidade e seguiu para o bairro Monte Sião”, explicou o delegado Salgueiro.

A equipe manteve o monitoramento até confirmar a movimentação do carregamento ilícito. As investigações indicavam que o suspeito retornaria à Espinosa utilizando um transporte público ou privado. “Identificamos que ele usaria um serviço de transporte privado e conseguimos intercepta´-lo já na BR-251. Na mala e na mochila do suspeito, encontramos os 45 tabletes de maconha”, relatou Salgueiro.

O delegado Herivelton Ruas Santana, da Central de Plantão Norte de Montes Claros, que também participou da operação, informou que as investigações tiveram início no ano passado. “A Agência de Inteligência iniciou uma troca de informações com a delegacia de Espinosa, pois havia indícios de que um indivíduo daquela cidade estava buscando drogas em Montes Claros”, explicou.

As investigações apontam que Montes Claros tem se tornado um centro de distribuição de drogas para o Norte de Minas. “A cidade e´ o segundo maior entroncamento rodoviário do país, e grandes quantidades de drogas passam por aqui. Parte desse carregamento permanece para abastecer o tráfico local, enquanto outra parte e´ redistribuída para cidades vizinhas”, afirmou Santana.

Com a aproximação do Carnaval, a Polícia Civil intensificou suas ações preventivas. “O 11º Departamento e as delegacias regionais estão mobilizados com uma grande estrutura de policiais, viaturas e equipes que vão atuar tanto na prevenção quanto na repressão ao crime”, reforçou Herivelton. Agora, a investigação busca identificar os fornecedores da droga e outros possíveis envolvidos no esquema. “Nosso objetivo e´ chegar a` raiz do problema e desarticular toda a rede criminosa”, concluiu o delegado Herivelton.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por