Logotipo O Norte
Quarta-Feira,20 de Agosto

Dom Geraldo comemora 80 anos em missa festiva

Jornal O Norte
Publicado em 30/06/2010 às 09:40.Atualizado em 15/11/2021 às 06:31.

Centenas de pessoas participaram da missa em ação de graças pelos 80 anos do arcebispo emérito de Montes Claros, Dom Geraldo Majela de Castro, quinta-feira, 24, na catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Centro da cidade. Concelebraram o arcebispo metropolitano Dom José Alberto Moura, a quem coube fazer a homilia, e vários padres. Dom José Alberto não economizou palavras para traduzir o profundo significado da data.



- A ti, ó Deus, vos louvamos. A ti, ó Deus, manifestamos nosso júbilo - disse ele num latim perfeito para, a seguir, explicar que clamar a Deus não é só no falar, mas especialmente no ato sacrifical da igreja, que se doa para que tenhamos vida.



VALÉRIA BORBOREMA


null


Dom José Alberto Moura definiu o colega de


episcopado como verdadeiro sacerdote
.



- Louvamos a Deus hoje pelos 80 anos de Dom Geraldo, que se transformam num ato de fé iniciado com Ana e Eunápio, que, por sua vez, certamente indagavam sobre o futuro do filho. A exemplo do que ocorreu há pouco mais de dois mil anos, quando Maria e José encontraram Jesus no templo, onde descobriram o dom verdadeiro do menino, que exalava sabedoria diante dos doutores da lei - pontuou, numa alusão ao trecho bíblico que narra o desaparecimento do adolescente de 12 anos, em plena festa da páscoa, na então tumultuada Jerusalém.



O prelado alinhavou esse preâmbulo para se referir ao antecessor.



- Um dom de Deus para nós, que vem para realizar um projeto de vida, por ordem de Deus, e ajudar na salvação do mundo. Um doar-se a Deus para fazer com que o humano se cruze com o divino, em busca do definitivo. Isso ele tem feito com maestria. Esse homem tem podido dizer que vale a pena buscar o infinito de Deus, um dom que, nele, foi acalentado desde o berço materno. Olhando para Geraldo, vejo o menino João José, que cumpriu uma profecia de Deus para exercer um apostolado verdadeiro, como mensageiro e profeta do Senhor, no sentido de ajudar as pessoas a encontrar a salvação - disse.



O arcebispo de Montes Claros definiu o colega de episcopado como verdadeiro sacerdote e comentou que, faz poucos dias, em Roma, durante a visita ad limina apostolorum do regional Leste II da conferência nacional dos bispos do Brasil, esteve com o papa Bento XVI no encerramento do ano sacerdotal e se lembrou de Dom Geraldo.



- Pode-se dizer que ele atingiu a plenitude do sacerdócio. Foi padre, bispo e depois arcebispo. Trabalhou na simplicidade e no amor a Deus e à igreja que fecunda o Norte de Minas. É um timoneiro de Jesus - diz.



Contou que, também na audiência reservada que teve com o papa, relatou o rico legado que herdou na igreja particular de Montes Claros e obteve uma bênção apostólica para Dom Geraldo. (Fonte: Ascom Catedral)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por