Durante a última solenidade de entrega de carteiras da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em 2008, que aconteceu nesta segunda-feira 10, no salão do Júri do Fórum Gonçalves Chaves, o presidente da 11º subseção da OAB de Minas Gerais destacou a importância da entidade e dos profissionais advogados para a distribuição da Justiça.
Dalton destaca que em seus 20 anos de profissão, fica a cada dia mais convicto de que a advocacia é um dos encargos mais valorosos do cidadão que se interesse pela distribuição da Justiça. Ele completa afirmando que se pudéssemos sintetizar a essência das carências da população, essa seria a carência da Justiça.
- Somente com a união de todos, poderes legislativo e executivo, poderemos promover a Justiça para todos. Se olharmos o juramento do advogado, veremos que é um juramento que impõe a ele o dever de ser um cidadão por completo, de ser um cidadão realmente exemplar, um cidadão ético. Portanto, o advogado é, ainda, o profissional que pode auxiliar as pessoas no sentido de encontrar um Brasil mais justo, de menos desigualdade e de maior oportunidade – afirma.
PRÁTICAS SOCIAIS
Maria de Fátima Procópio, de posse da carteira da OAB, acredita que o curso de Direito engrandecerá seu trabalho na área social, com o instituto Laborearte, no qual atua.
- A advocacia ajuda a consolidar as práticas sociais, principalmente instituições que têm buscado implementar os direitos da população, ajudando no acesso a um maior número de pessoas. A 11ª subseção tem esse cunho, de traduzir o direito das esferas judiciais para a prática e com o compromisso social em nossa região - afirma.
EXAME DA ORDEM
No próximo dia 07 de dezembro acontecerá à primeira etapa do exame da OAB, com cerca de 300 inscritos. A segunda etapa será no dia 01 de fevereiro de 2009.
Só este ano, a 11ª subseção entregou 142 carteiras da ordem para novos advogados e 83 para estagiários. A entidade possui cerca de 1.500 inscritos.
Dalton Rocha disse que o exame é importante, pois busca avaliar as reais condições dos bacharéis para o exercício da advocacia.
- Uma profissão que cuida do patrimônio e da liberdade das pessoas, dois dos bens jurídicos mais considerados. É um exemplo que a OAB dá às demais profissões, exigindo que os profissionais no exercício da advocacia demonstrem que estão aptos a praticar seus serviços à Justiça – explica.
RESGATE DA CIDADANIA
A OAB, por intermédio da sua comissão Cidadã, realiza o projeto Resgate da Cidadania, que existe há cinco anos e já atendeu mais de 150 mil pessoas, na capital e no interior. A iniciativa viabiliza a realização de palestras, distribuição de cartilhas e oferecimento de cursos para promover a inserção social da população carente.
O evento será realizado em Montes Claros, no mês de dezembro, com data a definir. A última edição foi no dia 8 de novembro deste ano, no parque municipal de Belo Horizonte. Um evento que teve a participação de pessoas que fizeram uso dos serviços burocráticos, de informação, saúde, lazer e recreação, como serviços de emissão de carteira de identidade, consultoria jurídica, corte de cabelo, prevenção e cuidados com a saúde bucal, exames de sangue, aferição da pressão arterial, emissão de termo declaratório de paternidade, entre outros. Também em dezembro, no dia 05, será realizada missa de confraternização entre os servidores do Fórum e advogados, no salão do Júri, às 18 horas.