Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Agosto

Difícil caminhada: Descaso da prefeitura tira o fôlego de quem pratica cooper às margens do córrego das Melancias

Jornal O Norte
Publicado em 06/01/2011 às 18:52.Atualizado em 15/11/2021 às 17:19.

Samuel Nunes


Repórter



A prefeitura de Montes Claros iniciou nesta semana as obras de reforço da iluminação pública na calçada usada para a prática de esportes e caminhada na avenida Mestra Fininha, entre a Praça dos Jatobás e o parque municipal Milton Prates. Entretanto, outras pistas utilizadas pela população para o mesmo fim, em outros bairros, ainda não tiveram a mesma sorte.



Um exemplo de abandono é a pista de cooper localizada às margens do córrego das Melancias, na avenida Antônio Lafetá Rebelo, via de acesso que divide os bairros Santa Lúcia e Monte Carmelo. Falta de segurança, mato alto, lixo acumulado, pouca iluminação e muitos buracos são apenas algumas das reclamações feitas pelos frequentadores.



Inúmeros moradores de bairros localizados na região leste da cidade como Delfino Magalhães, Cintra e Jardim Palmeiras, que se juntam para a tradicional caminhada e corrida no início da manhã e no final de tarde, cobram do poder público municipal reforma do local.



null


Antônio Osvaldo Lourenço critica a quantidade de buracos na pista



Atualmente, quem costuma ir à pista de cooper das Melancias facilmente encontra motivos para reclamar. Basta olhar em volta. Ao longo de quase dois quilômetros de extensão, dois cruzamentos e nenhum deles possui semáforos.






ESGOTO



Quem pratica corrida ou caminha nesta pista enfrenta obstáculos que vão muito além do esforço físico. Antônio Osvaldo Lourenço, policial militar reformado, conta que pratica caminhada há cerca de 10 anos. Ele cobra do poder público municipal melhorias na estrutura do local.



Critica, ainda, a quantidade de buracos no asfalto da avenida Lafetá Rebelo. Conta que estes ficam cobertos pela água e, com a passagem de veículos, jogam água em quem passa pela pista.



Aponta outro problema que diz respeito ao esgoto a céu aberto às margens do local, o que provoca mau cheiro e literalmente dores de cabeças nos frequentadores, e tem, naturalmente, incomodado em demasia quem busca por saúde e uma melhor qualidade de vida com a prática esportiva.



- O leito do córrego está todo sujo e a pista esburacada. É algo extramente triste – lamenta.



null


João Pereira Santana cobra do poder público


reforma de toda a extensão da pista de cooper



SEM LUZ



Aparecida Santana, dona de casa, marca ponto na pista das Melancias pelo menos quatro vezes por semana há mais de oito anos. Afirma que, quem faz caminhada à noite, sente-se inseguro no trecho que dá acesso ao bairro Monte Carmelo II.



null


Aparecida Santana aponta para a altura do mato


que tem incomodado os frequentadores da pista



- A prática da caminhada é saudável para a saúde. Sendo assim, a prefeitura tem que dotar este local com mais iluminação pública. Não adianta ter os postes se não existem luminárias – critica.



Ela afirma que a pista está toda irregular diante da quantidade de buracos e ressalta que, quando chove em excesso, o rio transborda, tornando a caminhada impraticável. Aparecida Santana lembra ainda que é comum a presença de animais mortos que são jogados no interior do córrego, o que provoca mau cheiro insuportável.






PÉ DA PISTA



A rotina de João Pereira Santana, autônomo, há mais de três anos, é botar os pés na pista de cooper diariamente antes das 17 horas. Conta que sua a camisa até por volta das 18h30, vencendo um percurso de mais de três quilômetros, uma vez que dá várias voltas na pista. Garante que, se porventura o poder público municipal desse o real valor ao local, com a reforma de toda a pista às margens do córrego das Melancias, tornando-o a verdadeiramente um local agradável, a comunidade se sentiria prestigiada.



- Sujeira no canal das Melancias e a falta de segurança para as crianças que acompanham os pais na prática da caminhada, além da falta de muretas de proteção no entorno do córrego durante toda sua extensão. Estes são alguns dos problemas. A solução seria a canalização do córrego – recomenda.



CAÓTICO



O construtor civil Joaquim Francisco, da cidade de Belo Horizonte, passa férias em Montes Claros com os filhos, que moram nas proximidades da avenida Antônio Lafetá Rebelo. Ele classifica alguns pontos da pista de cooper como caótica.



- Um local que poderia ser um cartão postal infelizmente não é valorizado. A comunidade poderia utilizar a pista dos dois lados, mas, isto não acontece devido ao matagal, o esgoto a céu aberto e os buracos. É lastimável que o local esteja desta maneira – salienta.



OUTRA REALIDADE



Como se percebe, a informação enviada à imprensa no início desta semana pela prefeitura, através da divisão de iluminação pública, não reflete a realidade na pista de cooper das Melancias, na avenida Antônio Lafetá Rebelo, onde os frequentadores cobram do poder público municipal medidas emergenciais no local, que se encontra desamparado pela atual administração.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por