Cidade

Dia D no combate ao Aedes aegypti em Montes Claros

No próximo sábado, mutirão de limpeza será realizado em mais de 100 bairros da cidade

Larissa Durães
Publicado em 16/03/2023 às 23:20.
Combate a Aedes aegypti em Montes Claros (FÁBIO MARÇAL)

Combate a Aedes aegypti em Montes Claros (FÁBIO MARÇAL)

Para coibir a proliferação do Aedes aegypti, responsável por transmitir as arboviroses dengue, zika e Chikungunya; a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros prepara para o próximo sábado (18), na Praça dos Jatobás, no bairro Morada do Sol, a partir das 8h, o Dia D de combate contra o mosquito. Com a ajuda da Rede de Atenção à Saúde, o evento recolherá materiais inservíveis em mais de 100 bairros da cidade. Além disso, seis pontos estratégicos terão blitz educativas e as visitas domiciliares ocorrerão de forma simultâneas. 

Mais de mil servidores municipais participarão da ação e, para facilitar o trabalho da limpeza, a Prefeitura orienta a população a deixar todo material que possa se tornar criadouros do mosquito na porta das casas para ser recolhido durante o dia. 

Quem entende a importância desta ação, por ter sido uma das tantas vítimas do mosquito, é a comerciante Rogéria Góes. “Acho válido, sim, porque estou há mais de um ano com dores por ter tido Chikungunya, estou ainda sem muita força na mão esquerda, uma lástima!”, afirma. 

“A febre Chikungunya leva até 50% das pessoas a desenvolverem a doença por até dois anos e alguns se tornam incapacitados para executar tarefas normais do dia a dia devido às dores. Por isso, crianças menores de dois anos, idosos com mais de 65 anos e portadores de doenças crônicas são mais propensas a desenvolverem as formas mais graves da doença”, frisou o médico Mariano Fagundes, especialista em saúde da família na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. 
 
NORTE NA LUTA
A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), se reuniu nessa quinta-feira (16) com 160 profissionais de saúde de 54 municípios que integram a área de atuação da SRS, com foco no manejo clínico da febre Chikungunya e da dengue; duas arboviroses que neste início de ano apresentam maior número de casos notificados no Norte de Minas.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, comenta. 

“Por esse motivo, a atualização de médicos, enfermeiros e técnicos, além de coordenadores de atenção primária à saúde quanto ao manejo dos pacientes com suspeita de terem sido acometidos por alguma das arboviroses constitui iniciativa importante, diante da situação atípica vivenciada no Norte de Minas. Até então, a dengue era a doença transmitida pelo Aedes aegypti mais notificada pelos municípios e, neste ano, a situação inverteu”, pontua a coordenadora.  
 
DADOS 
A vigilância das arboviroses em Minas Gerias informa que em Montes Claros foram registrados do dia 1º de janeiro até o dia 16 de março de 2023, 12.679 casos prováveis de dengue, sendo 36 casos confirmados e nenhum óbito em decorrência da doença. Já os casos prováveis de Chikungunya foram 27.514, os confirmados (7.555), enquanto os óbitos em investigação são quatro. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por