Foi uma grande surpresa o resultado da licitação para o transporte coletivo urbano de Montes Claros, realizado na tarde desta sexta-feira na prefeitura. Depois de meses em demanda judicial, na qual houve uma verdadeira guerra de liminares, recursos e denúncias de conluio, as empresas Alprino e Transmoc acabaram sendo as grandes vencedoras contra a Campibus, de Campinas – SP e a Viação Soares Andrade, de Belo Horizonte.
Pontualmente às 16h, a comissão especial de licitações e julgamento abriu os envelopes contendo as propostas. Para o lote I, que corresponde às linhas atualmente já utilizadas pela empresa, a Alprino ofereceu o valor de R$ 4.355.399,33. Já a Transmoc ofereceu para o Lote II, que corresponde também aos trechos já em operação, o valor de R$ 7.600.000, valores equivalentes aos dobro oferecido pelas concorrentes para melhoria do transporte urbano de Moc nos próximos dez anos.
Integrantes da comissão de licitação da prefeitura ouvem,
constrangidos, o resultado (foto: Wilson Medeiros)
O processo de concorrência patrocinada pela prefeitura ocorreu em atendimento ao pedido do ministério público, sendo que, mesmo sob protestos dos atuais concessionários, a habilitação das concorrentes ocorreu em 25 de abril deste ano, quando o advogada da Alprino, Regina Celi, apresentou denúncia com relação à documentação apresentada pelas duas empresas. Nela constatava-se similaridade em uma série de itens. Por isso, a abertura das propostas foi adiada duas vezes, sendo que em uma delas a Cambipus acabou sendo desabilitada, por falta de procuração jurídica, continuando a VSA.
Em outro lance, a justiça decidiu, através do juiz Sérgio Henrique, conceder liminar à Alprino, mas acabou por revogá-la, baseando-se em parecer dos promotores Felipe Caires e Ivan Eleutério, o que possibilitou à comissão de licitação decidir pela realização da abertura oficial dos envelopes tendo as empresas montes-clarenses como as vencedoras.
A decisão possibilita às empresas continuarem operando os serviços nos próximos 10 anos, renováveis por mais 10.