Foi lançado terça-feira, 31 de janeiro, pelo deputado estadual Arlen Santiago, líder do PTB na assembléia legislativa, o Pré-vestibular 0800. Isso aconteceu durante a solenidade de posse da nova diretoria do PTB-Jovem de Montes Claros. Seu site disponibiliza, a partir de ontem, quarta-feira, o pré-vestibular gratuito, à distância, desenvolvido pelo grupo GR 3, de Belo Horizonte. Em sua primeira fase, permitirá o acesso a 133 aulas ministradas por renomados professores da capital, além de exercícios e simulados para o aluno se preparar com vistas aos processos seletivos.
Em sua fala, o deputado argumentou que o Pré-vestibular 0800 nasceu a partir da constatação de que milhares de estudantes não têm condições de pagar cursinhos convencionais. Lembrou que a prefeitura de Montes Claros elevou de 400 para 700 o número de pessoas que freqüentavam seu cursinho gratuito, embora seja ainda muito pequeno diante de uma demanda de 14 mil alunos.
Na oportunidade, elogiou o prefeito Athos Avelino por ter triplicado o número de vagas no cursinho gratuito mantido pela municipalidade e, também, pelo avanço nos entendimentos que possibilitarão levar o Pré-vestibular 0800 a escolas públicas, particulares, prefeituras e associações comunitárias, mesmo aquelas que não estejam interligadas à rede mundial de computadores, a internet. Em tom otimista, disse acreditar que será possível, já na primeira etapa, chegar ao impressionante número de meio milhão de acessos.
DIREITOS ADQUIRIDOS
Em seu pronunciamento na solenidade realizada no plenário da câmara municipal de Montes Claros, Arlen Santiago informou ter comprado – com exclusividade – todos os direitos autorais para veiculação, pelo sistema on-line, do Pré-vestibular 0800, cujo conteúdo poderá ser acessado através do site www.arlensantiago.com.br. Frisou, também, que toda a estrutura do sistema será disponibilizada gratuitamente para salas de aulas e telecursos nas diversas regiões de Minas.
- Trata-se, na realidade, da realização de um grande projeto que, certamente, vai facilitar principalmente o acesso de pessoas carentes às universidades brasileiras – diz Arlen Santiago.
Para evitar congestionamento no sistema, só será permitido o acesso de internautas de Minas. Mais ainda, argumentou que ao acessar o site www.arlensantiago.com.br, o estudante terá à sua disposição outras informações importantes sobre sua cidade e região, como convênios celebrados com o governo do estado e repasse de recursos federais, como o FPM - Fundo de participação dos municípios.