A 6ª Conferência estadual de Assistência Social - SUAS 10 – foi realizada, em Belo Horizonte, de 15 a 17 de setembro, com a participação de nove delegados eleitos nas pré-conferências municipais de Montes Claros que tiveram como tema SUAS – Plano 10 – Estratégias e metas para a implementação da política nacional de Assistência Social.
O evento teve como objetivo avaliar a Política nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema único da Assistência Social e eleger delegados para a V Conferência nacional.
Montes Claros esteve representada na 6ª Conferência estadual pelo secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Vero Franklin, e pela presidente do Conselho municipal de Assistência Social, Sayonara Antunes Veloso. Participaram, ainda, os conselheiros municipais Antônio Atayde Durães, Juliana dos Santos, Sandro Lobo Araújo e Lourdes Bernadete Marçal Bispo. Representando os usuários da área urbana, Maria José Ruas e da área rural, Arlene Suely Caldeira.
DELEGADOS
Após a realização de algumas mesas temáticas, com participação do secretario de estado de Planejamento e Gestão, Antônio Augusto Anastasia e outras lideranças, quando foram discutidos os impasses e as possibilidades de implantação do SUAS os delegados se subdividiram em grupos de trabalho para formularem propostas a serem deliberadas pela plenária final, que ocorreu no dia 17.
Na plenária final da 6ª Conferência também foram eleitos os delegados para participar da V Conferência nacional, que será realizada em Brasília no mês de dezembro. De acordo com o secretário Vero Franklin, Montes Claros foi a única cidade de grande porte, dentre as 23 do estado, a conseguir eleger três delegados titulares e um suplente. Foram eleitos, o próprio Vero Franklin, Juliana dos Santos e Arlene Suely - eleita na Conferência municipal de forma inédita, representando a zona rural.