A Defensoria Pública de Montes Claros participará da I Conferência regional pelo fim da violência contra mulheres, entre os dias 25/11 a 01/12. A programação terá 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres em Montes Claros.
A campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi criada em 1991 por movimentos de mulheres e feministas vinculados ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership) e, atualmente, é realizada em 159 países, sempre entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, período que concentra datas importantes na história de lutas das mulheres e dos povos por direitos humanos. Estão inseridas nestes 16 dias, quatro datas significativas pelo fim da violência contra as mulheres e pelos direitos humanos.
No Brasil, a campanha começa mais cedo, dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra - em solidariedade à luta das mulheres negras, que além de sofrerem violência pelo fato de serem mulheres, ainda enfrentam a discriminação racial.
A realização das atividades é feita pela Pró–Reitoria de Extensão da Unimontes, Coordenadoria de Extensão Comunitária, Coordenadoria de Extensão Cultural, União Popular de Mulheres – UPM, Núcleo da Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência Doméstica – NUDEM, Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres – SEDESE e 10º Batalhão da Polícia Militar.