Samuel Nunes
Repórter
Em contato com O NORTE na manhã de ontem, 21, o diretor do Sindicato dos trabalhadores nas indústrias da construção pesada de Minas Gerais, Juvenil Francisco, revela que a entidade já está em campanha para a convenção da data base da categoria marcada para acontecer em 1° de novembro.
Explica que é fundamental que a negociação com a classe patronal ocorra neste momento tendo em vista que a data já se aproxima. O sindicalista destaca uma reunião da diretoria do sindicato que acontece no próximo fim de semana em Belo Horizonte, onde os itens de reivindicações que vão constar na pauta serão discutidos.
PAUTA
Juvenil Francisco afirma que são 80 itens constados na pauta, contudo, deste total, 56 ele enumera como primordiais para a categoria.
- O sindicato já está trabalhando para que os itens incluídos na pauta sejam aprovados. Acreditamos que são benéficos para os trabalhadores e eles estão sendo receptivos à atuação de um sindicato que procura defendê-los a todo instante - garante.
O diretor do sindicato destaca alguns itens da pauta de negociação como, por exemplo, reajuste no salário do trabalhador em 20%, participação nos lucros, plano de saúde familiar, aumento no seguro de vida capitalizando, desta forma, o seu valor, aumento no valor da cesta básica de R$ 40 para R$ 60.
- O sindicato entende como necessária e primordial a discussão desde já da data base da categoria, uma vez que é uma forma de levar benefícios para os trabalhadores em um momento de crises nos bancos pelo mundo, que podem sim, trazerem riscos para a economia do nosso país - diz.
INTECNIAL
Juvenil Francisco revela que os 900 operários que trabalhavam na usina de biodiesel foram todos demitidos pelo fato de a unidade, a partir de agora, estar a cargo da Petrobras.
Explica que a inauguração está prevista para acontecer no próximo dia 31 de outubro, com a possibilidade da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a solenidade.
- Alguns trabalhadores entraram com ações trabalhistas na justiça contra a referida empresa, uma vez que esta contratou vários deles sem qualificação. Contudo, qualificou posteriormente os mesmos, mas não concedeu a eles qualquer tipo de promoção o que é comum nestes casos - argumenta.
O NORTE tentou entrar em contato com a empresa citada para falar a respeito do assunto, mas até o final desta edição não obteve êxito.