Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Durante todo o dia de ontem, as faculdades integradas Pitágoras, por meio do curso de Fisioterapia, realizou na Praça Coronel Ribeiro, uma blitz itinerante com atendimento gratuito à população. De acordo com Ricardo Fernandes, coordenador do curso, este tipo de evento é importante, uma vez que possibilita o acadêmico interagir com um grande número de pessoas, sobretudo permitindo aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática.
A acadêmica de fisioterapia, Viviane Nogueira Dias explica a anatomia do corpo humano, especificamente a coluna vertebral (foto: WILSON MEDEIROS)
- Foi montada uma mini-clínica de fisioterapia mostrando na prática, através de atendimento fisioterápico, o que é esta profissão, e fazendo ainda alusão ao dia deste profissional comemorado ontem [quarta-feira].
O coordenador frisa ainda que assuntos como gravidez precoce e prevenção quanto a problemas de posturas, seja no trabalho, em casa ou na escola foram abordados.
- É importante a faculdade ter este papel na sociedade e orientar as pessoas que, talvez por condições financeiras, não tem acesso ao profissional da fisioterapia.
A dona de casa Maria Nice de Jesus destaca ser importante este trabalho social. Revela que nunca tinha medido o nível de oxigênio no sangue, e teve a oportunidade de fazê-lo.
A estudante do 2° período de fisioterapia, Viviane Dias Nogueira, explica que as pessoas auferiram pressão arterial, mediram a glicose, conheceram ainda a anatomia do corpo humano, como a coluna vertebral e as suas raízes nervosas.