Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Mais de 100 carteiras de identidade são tiradas diariamente na cidade, segundo dados do posto de identificação da Polícia Civil. E algumas de crianças de até um ano de idade, mesmo a idade ideal para requerer o documento, sendo a partir dos 12 anos.
Segundo Newton Paulo Antunes Figueira, chefe do posto, para tirar o documento são é necessário a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento ( original), fotos ¾ recente e o pagamento de uma taxa de R$ 8,54 centavos. – O requerente pode optar por colocar na identidade o número do CPF e do Pis – Pasep, no entanto, teve ter muito cuidado para não perdê-la, pois, pode causar inúmeros transtornos.
2ª VIA
Para tirar a 2° via, é feito um cadastro do requerente para verificar a atualização no sistema de informações da Policia Militar, inclusive com a classificação individual, feita a partir de um programa denominado Telescópica, utilizada para confrontar as digitais.
- As entidades passam por uma conferência de digitais oferecendo, dessa forma, segurança para o portador e para o próprio sistema. O cidadão pode requisitar em qualquer estado da federação o documento de identidade, tendo em vista, que este documento é estadual e futuramente é provável que este se transforme em documento nacional – afirma Newton.
CUIDADOS
Mas é preciso alguns cuidados com o documento, por exemplo, não emprestá-lo, e em caso de perda ou extravio, o titular deve registrar um boletim de ocorrência, evitando que uma outra pessoa venha utilizar este documento de má fé.
- Temos aqui um arquivo, desta forma, o documento extraviado pode ser recuperado no órgão de origem- ressalta Newton.
O posto de identificação da Policia Civil, está localizado à Rua Camilo Prates 1306, centro, telefone, 3222-6655, ramal 133, ou no posto do PSIU.
