Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O Grappinha – extensão do Grappa – grupo de apoio à prevenção aos portadores da Aids – foi criado em Montes Claros no início do ano. 96 crianças, sendo 46 soropositivas, da cidade e região são atendidas pela entidade.
Para levá-las a consultas e exames o Grappinha recebeu uma doação do governo federal, através da secretaria de estado de Saúde, de um carro Gol quatro portas. Porém o veículo não esta sendo usado, por falta de combustível. A entidade não tem dinheiro para arcar com a despesa.
Presente que seria usado para o transporte de crianças
soropositivas está parado por falta de combustível
Enquanto isso o carro continua na concessionária em Montes Claros.
- O carro já plotado com a marca Grappinha. Infelizmente várias crianças não estão tendo a assistência social devida pela falta de condições de transportá-las para os locais de atendimento médico, neste momento difícil, é fundamental o apoio tanto do setor privado quanto do estatal para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho - afirmou Tati Viana, coordenadora do Grappinha.
SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS
Para Tati Viana o aumento do número de crianças soropositivo na cidade e região é preocupante sendo que a maioria é de origem carente.
Dados da entidade revelam que as mães destas crianças têm entre 13 e 15 anos de idade e engravidam precocemente. Outro problema é a falta de preparo, onde fica constatado também que elas não têm condições tanto financeiras quanto físicas de exercerem o papel de mãe.
A maioria não tem acesso ou não conhece métodos anticoncepcionais, o que provoca mais um problema social.
Tati lembra que as autoridades políticas têm que se atentar para a situação e buscar parcerias no sentido de amenizar a dor das mães e dos filhos soropositivos.
Qualquer doação para o Grappinha pode ser feita pelo telefone, 3222-9433, ou na sede localizada na Rua Dona Eva, n° 09 centro, próximo ao centro cultural.
