Naíma Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
O hospital Aroldo Tourinho promoveu uma semana bastante recreativa e diferente, para a ala da pediatria. Com palhaços, alimentação diferenciada e café da manhã recheado de graça, com os Doutores do riso. A decoração do ambiente está diferente, com muitos balões, enfeites e palhaços em todos os locais, o que gera um clima de descontração, segundo os pais. A enfermeira responsável pela pediatria do hospital, Renata Maria, diz que estão sendo desenvolvidas atividades diferentes, para tirar as crianças da monotonia.
Até a próxima sexta-feira várias atividades divertirão setor
de pediatria do AHT (foto: Wilson Medeiros)
Foi elaborado um cardápio diferente para esta semana da criança, que inclui balas, doces, pipoca e refrigerante, que é tudo que a criançada gosta.
- Os Doutores do riso realizaram, ontem, terça-feira, um café da manhã diferente, com serenata e muito riso. Eles freqüentam semanalmente o local, juntamente com os alunos do curso de Normal Superior da Funorte, que aparecem diariamente - afirma a enfermeira.
O único problema, segundo ela, é o de dar alta para as crianças, já que elas estão eufóricas com as novidades e não desejam sair do hospital.
- Sem dúvida que as crianças obtêm uma boa melhora com a festa. Elas ficam mais tranqüilas, aceitam o remédio com maior facilidade. Ontem, duas crianças foram embora chorando, pois desejariam continuar a participar das atividades - diz Renata Maria.
SOFRIMENTO ABRANDADO
Rosaly Barbosa da Silva está com o filho internado há 13 dias, devido a graves queimaduras.
- Meu filho melhorou bastante com essa festa realizada pelo hospital. Ele não se levantava da cama para nada, agora já sai para brincar e se divertir com os palhaços.
Segundo a mãe do garoto, a festa acaba com a tristeza do ambiente:
- Eu presenciei crianças chorando ontem, e hoje sem querer ir embora do hospital. Esses eventos deveriam ser realizados mais vezes.
ACOMPANHAMENTO RECREATIVO
- Nossas atividades são realizadas para dar continuidade ao acompanhamento escolar das crianças - dizem as professoras Mayounara Soares e Iraçuy Luzia, estudantes do 2º período de Normal Superior da Funorte.
As professoras convidaram um palhaço para interagir com as crianças, pois, de acordo com as mães das crianças hospitalizadas, as que desenvolvem atividades recreativas conseguem obter uma noite de sono mais tranqüila.
As atividades, segundo Renata Maria, começaram segunda-feira e continuam até a próxima sexta-feira, 13. Nesta manhã estarão presentes no hospital os Doutores da alegria; à tarde haverá distribuição de presentes para as crianças.
Na sexta-feira será realizada uma sessão de cinema, com direito a muita pipoca e refrigerante.