Renata Martins
Repórter
Dança, jogos, natação, gincana, tudo com um único objetivo: promover a diversão. Cerca de seis mil estudantes de escolas públicas de Montes Claros estão aproveitando bem a Colônia popular de férias, promovida pela prefeitura de Montes Claros, através da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.
Brincadeiras diversas como escorrega, balanço, gangorra fazem a alegria da garotada. No clube do Ferró, uma das unidades do projeto, 300 crianças e adolescentes dos bairros Santa Rita, Morrinhos e Cintra aguardam com ansiedade o momento de entrar na piscina. Para muitos deles esta é a primeira oportunidade que tiveram para entrar em um clube.
Para participar da colônia de férias é preciso ter entre seis e 13 anos. Para atender todos os bairros e também a zona rural de Montes Claros, foram criados 24 núcleos de recreação.
Algumas dessas crianças estão tendo, pela primeira vez, a oportunidade de participar de uma colônia de férias. Outra unidade do programa funciona no projeto Curumim, na Vila Anália. Duzentas e quarenta crianças aproveitam o tempo livre para brincar. A cama elástica é a mais procurada. Um momento de integração.
Além das atividades recreativas, as crianças também estão assistindo a palestras sobre o combate a violência e uso de drogas. A colônia de férias termina amanhã, sexta-feira.