Cidade

Cresce número de mortes por dengue em Minas

Em Montes Claros, foram dois óbitos pela doença e outras 19 mortes estão sendo investigadas

Da Redação
Publicado em 29/12/2022 às 22:31.
 (Reuters/Agência Brasil)
(Reuters/Agência Brasil)

Dados da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES) registram em Minas Gerais até o ultimo dia 26 de Dezembro 91.673 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 70.421 casos foram confirmados para a doença. 65 óbitos foram confirmados pela doença em Minas Gerais e 19 óbitos são investigados até o momento.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 9.554 casos prováveis da doença, dos quais 6.392 foram confirmados. Até então, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya em Minas Gerais, e cinco seguem em investigação.Quanto ao vírus Zika, foram registrados 63 casos prováveis, sendo 18 confirmados para a doença. Não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.

Em Montes Claros foram registrados este ano 329 casos de Dengue e dois óbitos pela doença. Também foram registrados 1499 casos de chikungunya e 1 caso de Zica Virus e nenhum óbitos pelas duas doenças. 

O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação (LIRAa), realizado em novembro, em Montes Claros, apontou índice de infestação de 5,7% (que significa alto risco), sendo necessárias ações neste período chuvoso, uma vez que os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias sem água, eclodindo tão logo tenham contato com o líquido.

Em toda Minas Gerais somente em 2021 foram registradas 6 mortes pela doença e neste ano 65 pessoas perderam a vida para o vírus. Outras 19 mortes ainda estão sendo investigadas para saber se há relação com a dengue.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Geraldo Assis reforça a importância do papel da população no combate. 

“A população tem um papel muito importante no enfrentamento de doenças e principalmente agora contra as arboviroses. É necessário que as pessoas verifiquem seus quintais uma vez que o último LIRAa aponta que os materiais que estão hoje nas casas nas são passíveis de ser retirados sendo depósitos naturais das população e que deve ser feito o manejo semanal como tambores, degelo da geladeira, bebedouro, climatizadores, circuladores de ar e plantas aquáticas que não pode ser retirado pela coleta publica. É importante que morador deva estar observando e fazendo a secagem desses recipientes ou a lavagem pelo ao menos uma vez por semana”, explica o coordenador.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por