A cooperativa de crédito do Norte de Minas, antes destinada à classe ruralista, conta com mais de 9 mil associados e, com a abertura para a todos os segmentos do mercado, espera aumentar ainda mais o número de associados
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Aconteceu na manhã de terça-feira, 22, na sede da Credinor – Cooperativa de Crédito do Norte de Minas a assembléia geral extraordinária e, por unanimidade, foi votada a transformação da Cooperativa, até então do segmento rural, para livre admissão de associados.
Foi votada por unanimidade a transformação da Cooperativa de Crédito Rural para a livre admissão de associados (foto: Wilson Medeiros)
De acordo com Manoel Divino dos Santos, gerente geral do Sicoob Credinor, de agora em diante a instituição bancária pode ter em seu quadro de associados pessoas de quaisquer segmentos da sociedade.
– Nossa população é carente de serviços bancários e as cooperativas aparecem como uma alternativa. As tarifas e os juros são baixos - diz.
Manoel afirma que as cooperativas de crédito, até então restritas a determinados segmentos da economia, por deliberação do Banco Central do Brasil, adquiriram a possibilidade de se transformarem em cooperativas de livre admissão, a partir de junho de 2003. Ele explica que o sistema Crediminas, que atendia somente ao setor da produção rural, tem agora a oportunidade de ampliar sua participação no mercado atendendo a todo e qualquer segmento social e econômico.
VANTAGENS
Manoel Divino reitera a importância desta transformação ao revelar os benefícios e as vantagens para a instituição e, sobretudo para a população em geral.
– Posso citar alguns desses benefícios, como alavancagem do número de associados e, como resultado, fortalecendo ainda mais o quadro social; mais captação de recursos próprios e de terceiros, com conseqüente aumento do volume negociado e emprestado; aumento da participação no mercado; aumento dos limites operacionais; importante e promissora participação dos setores industrial, comercial e de serviços.
Ele diz, ainda, que o Sicoob possui aproximadamente 9.000 associados distribuídos em 16 agências, e explica que em Montes Claros são três agências.
- No próximo dia 09 de fevereiro, será aberta uma agência em Taiobeiras e outra em Juramento. Desde sua criação até os dias atuais, a Credinor tem mantido o propósito de ser uma empresa ativa na comunidade, gerando emprego e renda, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, aquecendo a economia regional e valorizando os seus associados. Vinte anos já se passaram e esperamos que o sucesso do presente nos proporcione a força e o ânimo necessário para superarmos os desafios que o futuro nos apresenta – diz.
REIVINDICAÇÃO
De acordo com o presidente da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob, Heli de Oliveira Penido foram 10 anos de tentativas com a possibilidade de transformação das cooperativas de crédito rural em cooperativas de livre admissão.
– Iniciamos uma era de crescimento sem precedentes em nossa história. Minas Gerais saiu à frente, tendo sido o primeiro estado a se beneficiar da resolução, quando no dia 26 de março de 2004, conseguiu a autorização do Banco Central para a transformação da primeira cooperativa de crédito rural brasileira em cooperativa de livre admissão.
Em palestra proferida para a imprensa e convidados, Heli Penido ressaltou que a cooperativa de crédito é a única instituição financeira, com exceção do Banco do Nordeste, que tem o compromisso de emprestar mais do que captar.
SOLUÇÃO
Ainda de acordo com Heli Penido, o governo percebeu que o cooperativismo é a grande solução para atenuar a exclusão social. Ele acredita que o grande beneficiado é o cidadão comum, que agora tem a oportunidade e a possibilidade de mobilizar recursos e aplica-los em beneficio próprio, seja em empreendimentos rurais ou urbanos.
– Após um criterioso processo de análise, a Sicoob Credinor teve o seu projeto de transformação aprovado em 06 de dezembro de 2006. Dentre as questões avaliadas pelo banco, estão a condição estatuária de associação, área da atuação pretendida e o propósito da transformação em livre admissão, além da estrutura organizacional e funcional da cooperativa, suas políticas de crédito e os serviços prestados para a comunidade e as suas metas de negócios – conclui.