Se história Juarez, o montes-clarense sósia do baixinho Romário, por um lado em nada se parece com a do craque vascaíno, por outro, é um exemplo de vitória e fé na vida
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
É em uma casa simples localizada no Bairro Santos Reis, com poucos móveis, mas com muita disposição para criar a família que Filomena Pereira de Jesus, de 68 anos, natural de Vila Nova de Minas e mãe do sósia Romário.
Romário com sua mãe Filomena e seus
sobrinhos Ray e Samantha (foto: Wilson Medeiros)
Apesar de ter alguns problemas de saúde como hipertensão, encontra forças para cuidar do seu filho que se tornou popular na cidade em virtude da semelhança com Romário, o famoso jogador do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, que atingiu na tarde do último domingo, 20 de maio, no estádio de São Januário uma marca histórica; seu milésimo gol. Logo no início da etapa final, da partida do Vasco contra o Sport Recife o zagueiro Durval deu uma cortada com a mão esquerda e o árbitro Giuliano Bozzano assinalou o pênalti. Quando a bola cruzou a linha o relógio marcava exatamente 19h17m, do dia 20 de maio de 2007. Um domingo, mas nunca mais um domingo qualquer.
PLANO DE DEUS
Enquanto no Rio de Janeiro o baixinho Romário, estendia as mãos aos céus para agradecer a Deus pela marca registrada, em Montes Claros, de acordo com Filomena Pereira de Jesus, Deus tem um plano na vida do seu filho Romário, tendo em vista as várias situações de perigo pelos quais ele já se submeteu e ainda está vivo.
– Exatamente no dia 26 de agosto de 2000 ele foi cortar uma árvore na Rua Geraldino Machado, no Bairro Santos Reis quando acabou cortando a próprio galho onde se apoiava. O resultado: 35 pontos na cabeça em conseqüência da queda de mais de 8 metros de altura. Bem antes deste acidente ele tinha trabalhado em uma empresa e caiu de um andaime e levou 30 pontos na cabeça. Estas foram situações de dor e agonia para todos nós, mas graças a Deus ele não veio perder sua vida e muito menos ficar com seqüelas pelo corpo – conta.
SOFRIMENTO
Filomena salienta que teve o privilégio de gerar 14 filhos, mas apenas sete estão vivos: Jaime, Osmar, João Carlos, Juarez o mais famosos deles em virtude de ser sósia de Romário, Joana Darc, Jairo e Fábio.
– Meu esposo João Leal da Silva morreu há mais de 17 anos. Além do sofrimento pela perda do meu marido, um outro problema é a falta de condições financeiras para dar o pão de cada dia aos meus filhos - lamenta. Segundo ela a vida difícil, vivida na roça lavando roupa, socando arroz no pilão e roçando mato acabou contribuindo para enfrentar qualquer situação adversa.
– Deus sempre me concedeu muita força para cuidar da minha família independente de qual serviço for. Sou uma mulher feliz, pois, Deus me deu a oportunidade e alegria de ter 13 netos e 3 bisnetos.
Filomena diz que o seu grande sonho é ter a casa onde mora reformada para assim viver com tranqüilidade com a sua família.
– Pelas amizades que o meu filho Romário tem, tanto na política quando com pessoas que têm influência na sociedade, era para a gente ter uma casa melhor ou pelo menos que nos ajudassem a trocar o telhado, pois quando chove as coisas se complicam – diz.
Com lágrima nos olhos Filomena diz ter esperança de que alguém possa atender ao seu pedido, já que o dinheiro que ganha da aposentadoria é utilizado na compra de remédios e para pagar as contas de água e luz.
TRABALHADOR
Filomena Pereira de Jesus afirma que o seu filho Romário (Juarez) é um trabalhador, e desempenhou na infância inúmeras atividades como, por exemplo, engraxate e vendas de alface.
– Meu filho desde criança sempre foi um garoto comunicativo e sapeca. Nossos vizinhos sempre gostaram dele e o respeitaram - diz. Segundo Filomena, ele sempre foi um apaixonado por futebol e é de fato um fã incondicional do atacante Romário.
– Ele coleciona tudo que diz respeito ao Romário famoso. Outra coisa que me deixa feliz é o carinho que as pessoas de todas as partes da cidade tem pelo meu filho. Nada paga o amor e atenção das pessoas por ele - conclui.