A afirmação é do líder sindical Lourival Soares Ribeiro
Samuel Nunes
Repórter
Na manhã de ontem,6 de fevereiro de 2008, o candidato da chapa 2, que é oposição a atual diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Montes Claros, Lourival Soares Ribeiro, esteve na redação de O NORTE, e questionou a forma como a entidade está se posicionando quanto à mudança de horário dos trabalhadores do grupo Coteminas. De acordo com ele, o sindicato tem facilitado as demissões que estão ocorrendo na empresa, mudando também a Convenção Coletiva dos funcionários, que antes trabalhavam cinco dias e folgava um, sendo que atualmente eles têm que trabalhar seis dias e folgam todos os domingos e feriados.
- Com esta atitude, o sindicato está favorecendo a empresa, pois, todos estarão folgando no mesmo dia, portanto, a empresa não terá cobridor de folga.
Lourival afirma ainda que a eleição do sindicato que seria realizada no dia 10 de janeiro está suspensa, tendo em vista, que a chapa 02 conseguiu uma liminar na justiça suspendendo a eleição. Revela ainda que o atual presidente do sindicato está afastado do cargo e a junta governativa está direcionando a entidade.
Lourival Soares Ribeiro revela que na próxima terça-feira, nas dependências da câmara municipal um grupo de funcionários estará manifestando contra as demissões (Foto: WILSON MEDEIROS)
DEMISSÕES
Segundo Lourival Soares Ribeiro, a diretoria da empresa já informou aos funcionários, a possibilidade de cerca de 30% dos 3.800 funcionários do grupo Coteminas em Montes Claros, serem demitidos, em função do racionamento de energia, baixa cotação do dólar e da concorrência com a China que tem os mesmos produtos a preços mais competitivos e baixos. Atualmente faz parte do grupo Coteminas na cidade, a Cotenor, Cebratex, lençol, Coteminas Matrix, Santanense.
Ele revela que na próxima terça-feira, a partir das 7h30, nas dependências da câmara municipal um grupo de funcionários estará se manifestando contra as demissões dos colegas.
- Está manifestação é para que as autoridades vejam a realidade de inúmeros pais de famílias que agora estão desempregados e o sindicato que tem por obrigação ajudar os trabalhadores, está é facilitando as demissões e as mudanças de horário dos mesmos – afirma Lourival.
INDIGNAÇÃO
Os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Montes Claros, não realizaram até o momento nenhuma assembléia com os trabalhadores para a mudança de contrato e o acordo coletivo.
Lourival ressalta que em 25 anos, nenhum trabalhador presenciou como é feito o acordo. - No ano passado, a Coteminas ficou entre as 13 empresas que mais obteve lucro no país. E entre as 100 que mais lucrou no mundo, e para cortar gastos vários funcionários que têm mais de 20 anos de trabalho estão sendo mandados embora. Será um prejuízo para a economia da nossa cidade, pois, esses trabalhadores demitidos encontrarão dificuldade para se reingressarem no mercado de trabalho.
Ninguém da empresa foi encontrado para falar do assunto.
