O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16), será marcado por lojas fechadas no Centro de Montes Claros e muitas celebrações católicas nas paróquias.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Hernandes Ferreira, o comércio estará fechado neste dia 16, reabrindo as portas na sexta-feira (17) e no sábado (18), normalmente.
Apenas as lojas dos shoppings funcionarão. O Ibituruna estará aberto das 12h às 18h e o Montes Claros das 14h às 20h, com praça da alimentação operando das 10h às 22h.
SERVIÇOS PÚBLICOS
Nesta quinta-feira, os mercados municipais Central e Sul funcionarão das 7h às 12h. Já a Ceanorte ficará fechada. Os parques municipais Milton Prates, Sagarana, Cândido Canela e João Botelho (Mangueiras) funcionarão normalmente.
As unidades de saúde ficarão fechadas nesta quinta-feira e abrirão normalmente na sexta. O pronto-atendimento Municipal Alpheu de Quadros abrirá normalmente, 24 horas por dia, para urgência e emergência para atendimento adulto. Pediatria estará disponível das 7h às 19h.
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Chiquinho Guimarães funcionará 24 horas, todos os dias, para urgência e emergência. Mas nesta quinta-feira não terá atendimento pediátrico no horário noturno.
A coleta de lixo será realizada normalmente na cidade. E na sexta-feira, as repartições públicas municipais funcionam normalmente.
MISSAS
As missas para celebrar o sacramento da eucaristia serão realizadas em cada paróquia e/ou grupo de paróquias.
A Arquidiocese de Montes Claros divulgou a programação, que inclui dezenas de missas e outros eventos.
“A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo tem como finalidade celebrar solenemente o Mistério da Eucaristia, é uma manifestação pública da presença de Jesus na Eucaristia. A festa é celebrada após a Solenidade Santíssima Trindade, e foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264, através da Bula Papal ‘Trasnsiturus de hoc mundo’, onde além da instituição da data, concede-se a indulgência plenária a todas as pessoas que participam desta Solenidade”, explicou a Arquidiocese.